Junta de Freguesia de Vale da P​​edra

​A povoação de Vale da Pedra começou por se designar Foros de Vale da Pedra e depois Casais do Vale da Pedra. Até 23 de maio de 1988 pertenceu à freguesia de Pontével. Foi nesta data que se assinalou a sua elevação a freguesia e a adoção do topónimo de Vale da Pedra.

Segundo a voz do povo, o nome da povoação está associado à existência de uma grande pedra, com inscrições romanas, que se situa numa quinta com o mesmo nome. Também há quem lhe concedesse o título de “Sintra do Ribatejo”, devido à riqueza da vegetação que a envolvia.

O lugar de Ponte do Reguengo é privilegiado pela Vala Real, que em tempos foi fulcral para a atividade piscatória e para o transporte de cereais, sobretudo de arroz.

A freguesia é atravessada pela linha ferroviária do Norte, tendo apeadeiro na Ponte do Reguengo e uma estação no Setil. O Setil, apesar de ser o lugar mais pequeno da freguesia, em termos geográficos, assume uma grande projeção em termos ferroviários, enquanto nó importante da linha do Norte e Leste.

Fazem ainda parte desta freguesia os lugares de Gaio de Baixo, Alto do Gaio e uma parte de Cruz do Campo. A freguesia possui uma área de 14,5 km2 e tem cerca de 1800 habitantes.​​​​

José Alberto Alves Belo
Eleito pelo PS