Junta de Freguesia de Pontével

Situada na zona do Bairro, a freguesia de Pontével tem quase 5000 habitantes, distribuídos por uma área de 27,6 Km2. Engloba as povoações de Casais da Amendoeira, Casais dos Penedos e Casais Lagartos e ainda os lugares de Casais dos Luízes, Casais das Areias, Casais de Alcaria, Cruz do Campo, Vale da Zebra e Casais Telégrafos.

Depois da tomada de Santarém aos Mouros, em 1147, D. Afonso Henriques doou Pontével à Ordem de Malta, como comenda, juntamente com a Igreja de S. João do Alporão de Santarém, passando então a designar-se “Comenda de Ponteval”, por ser aqui que os comendadores tinham a sua residência.

O seu primeiro foral foi-lhe concedido em 1194, por D. Sancho I, o segundo em 1195, pelo mesmo rei, e o terceiro em 1218, por D. Afonso II.

A sua localização privilegiada – entre Santarém, Almoster e Alenquer – tornou Pontével ponto de passagem obrigatório dos mais altos nobres da Corte, como a Rainha Santa Isabel, D. Nuno Álvares Pereira (que aqui decidiu tomar o partido de D. João I), Cristóvão Colombo (que pernoitou em Pontével quando se deslocava para Santarém, após o encontro com D. João II em Vale do Paraíso) e em Pontével também se encontraram os exércitos do Conde de Abranches e de D. Afonso V, em 1449. Estes acontecimentos levaram o professor José Hermano Saraiva a referir-se a Pontével como “a vila que já foi Capital Política do País”.

Pontével foi também pátria de dois varões notáveis: Mateus Peixoto Barreto e Manuel da Encarnação.

Pontével mantém intacta a memória do seu povo, recordando e recriando momentos que marcaram a vida da freguesia. A Festa dos Fazendeiros, organizada de dois em dois anos no Domingo de Pascoela, é exemplo disso – recriam-se tempos passados, onde o campo e a lavoura eram o sustento do povo.

PRESIDENTE
Jorge Manuel Pisca de Amorim Lúcio