Siga a Câmara Municipal nas Redes Sociais

Espaço Cidadão

 

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. No Espaço Cidadão tem acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

No Cartaxo, o Espaço Cidadão está em funcionamento, desde fevereiro de 2003, no edifício da Câmara Municipal do Cartaxo.

Neste espaço pode, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

 

O que faz um Espaço Cidadão?

  • fornece informação ao cidadão
  • recebe pedidos dos cidadãos, relativos aos produtos que neles são disponibilizados
  • encaminha os pedidos para as diversas entidades, permitindo-lhes acompanhar a evolução do seu processo
  • o Espaço Cidadão está instalado nos Paços do Município e funciona como uma extensão física e virtual das Lojas do Cidadão, integrando-se na sua rede privada

 

ENTIDADES E PRODUTOS
Os serviços oferecidos através dos EDC, refletem a preocupação de responder às necessidades mais sentidas pelas populações residentes em áreas afastadas da Administração Central, facilitando as operações burocráticas relacionadas com os seguintes serviços:

Ministério da Saúde

  • colocar pedido de isenção das taxas moderadoras
  • consultar lista de espera para cirurgia – e-Sigic
  • fazer pedido de renovação de receita crónica
  • marcar consulta médica

 

ADSE

  • fazer pedido e/ou renovação do Cartão Europeu do Seguro de Doença
  • alteração de dados - morada ou NIB
  • entrega de documentos de despesa



IMTT, IP

  • Carta de Condução – substituição, revalidação, alteração de morada e pedido de 2ª via

 

Instituto do Consumidor

  • entrega de reclamações
  • pedidos de informação ao Instituto do Consumidor

 

Direcção-Geral da Administração e da Justiça

  • Emissão do Certificado de Registo Criminal

 
AMA_IP

  • pedido de alteração de morada no Cartão de Cidadão
  • obtenção de Chave Móvel Digital

 
AT – Autoridade Tributária

  • obtenção de cadernetas prediais
  • obtenção de documento para pagamento do IMI
  • obtenção de documento para pagamento do IUC
  • preenchimento e entrega via internet da declaração modelo 3 do IRS
  • obtenção e recuperação da senha de acesso ao Portal das Finanças
  • consulta, recolha e validação de faturas no e-Fatura

 

 

Saiba mais no Portal de Serviços Públicos (ePortugal)

 


HORÁRIO
de segunda a sexta-feira
das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
(Os serviços que impliquem pagamento só serão efetuados até às 16h00.)

 

 

Espaço Cidadão
Voltar ao topo