Segunda-feira | 08-04-2024

Inauguração da Exposição "O Legado de um Cravo"

A exposição, que integra as Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril, inaugurou no sábado, dia 6 de Abril, e vai estar no Cartaxo até 2 de maio.

Inauguração da Exposição "O Legado de um Cravo"

Devido às condições meteorológicas adversas, a inauguração da exposição ocorreu no interior do edifício-sede da Câmara Municipal do Cartaxo, em vez de ser realizada na Praça 15 de Dezembro. Este é o primeiro espaço público a receber a exposição itinerante O Legado de Um Cravo, que também passará pelo Centro Cultural do Cartaxo.

Concebida a partir do simbolismo dos cravos vermelhos que a florista Celeste Caeiro ofereceu aos militares, a exposição celebra o período de democracia inaugurado no dia 25 de abril de 1974, as conquistas que desde esse dia mudaram a vida dos portugueses e a enorme responsabilidade que cada cidadã e cada cidadão tem na construção de um país democrático e livre.

O Legado de um Cravo narra o período histórico nacional da instauração da ditadura até à Constituição de 1976, mostrando como a ditadura caiu pela ação do movimento militar, mas também pela coragem e entusiasmo do povo que saiu à rua para o apoiar.

A partir dos painéis que constituem a exposição, os visitantes podem aceder a conteúdos multimédia a partir de um telemóvel – vídeos, áudios, visitas 360, jogos e simulações 3D. A Câmara Municipal do Cartaxo disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito em todos os espaços públicos que vão acolher a exposição.

➽ Locais e horários da exposição itinerante

Praça 15 de Dezembro
13 e 20 de abril (sábados)
das 9h00 às 16h00