Quarta-feira | 27-03-2024

Projeto “Praça da Felicidade”

O Município do Cartaxo está empenhado em criar um ambiente escolar feliz e propício à comunicação e partilha.

Projeto “Praça da Felicidade”

Para tal, é necessário apurar, junto dos principais intervenientes, o que pensam que realmente contribui para uma escola feliz e, simultaneamente, descobrir o verdadeiro conceito de felicidade em contexto escolar.

O projeto pioneiro, Praça da Felicidade nasce da parceria entre o Município do Cartaxo (MC) e o Centro de Transferência de Conhecimento (CTC) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), integrando os Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével.

Este projeto visa investigar o nível de felicidade nas escolas, utilizando metodologias cientificamente reconhecidas. Além disso, proporcionará formação em comunicação aos alunos, permitindo-lhes organizar um evento final de divulgação dos resultados do estudo. Os alunos também produzirão conteúdos audiovisuais para divulgar os resultados à comunidade educativa.

Os alunos que participarem neste projeto terão ainda oportunidade de conhecer uma régie in loco e, beneficiando de certificação pelas aprendizagens adquiridas, por entidade formadora certificada, permitindo-lhes enriquecer os seus currículos.

Para Maria de Fátima Vinagre, vereadora na Câmara Municipal do Cartaxo, “o produto deste estudo contribuirá estrategicamente para a criação de políticas educativas que levem a melhoria do estado de felicidade das escolas do nosso concelho”.

O projeto culminará em maio com uma gala de apresentação dos resultados e dos conteúdos produzidos pelos alunos.

O relatório da UNESCO, com referência ao projeto “Praça da Felicidade”, está disponível para consulta AQUI