O X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, coorganizado pela Confraria Ibérica do Tejo e pela Stella Maris-Portugal, será realizado entre 17 de maio e 30 de junho de 2024, partindo do Rosmaninhal (Idanha-a-Nova) até Oeiras. A par do cruzeiro nacional, decorre também o IV Cruzeiro Ibérico do Tejo que se inicia em Alcântara, em Espanha, com o mesmo destino.
No primeiro domingo de junho, dia 2, ocorrerá a 8.ª etapa do cruzeiro, com passagem em Porto de Muge às 12h30, em Valada às 14h30 e na Palhota às 16h45.
Este evento anual liga cerca de sete dezenas de localidades ribeirinhas ao longo do rio Tejo, um dos mais extensos da Península Ibérica e o maior em território português.
O Cruzeiro pretende valorizar o património histórico, cultural e religioso associado às gentes ribeirinhas, aos avieiros e à sua devoção, contribuindo para a defesa ambiental do Rio Tejo. As embarcações típicas descem o rio, transportando a figura de Nossa Senhora dos Avieiros do Tejo, a quem as populações ribeirinhas dedicam grande devoção.