06.04.2024 09:00 - 02.05.2024 16:00

Exposição O Legado de um Cravo

Descrição

Por iniciativa da Câmara Municipal do Cartaxo, a exposição organizada por diversas instituições nacionais, que integra as Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril, vai estar no Cartaxo de 6 de abril a 2 de maio.

O edifício-sede da Câmara Municipal do Cartaxo, vai ser o primeiro espaço público a receber a exposição itinerante O Legado de Um Cravo, que também passará pelo pela Praça 15 de dezembro.

Concebida a partir do simbolismo dos cravos vermelhos que a florista Celeste Caeiro ofereceu aos militares, a exposição celebra o período de democracia inaugurado no dia 25 de abril de 1974, as conquistas que desde esse dia mudaram a vida dos portugueses e a enorme responsabilidade que cada cidadã e cada cidadão tem na construção de um país democrático e livre.

O Legado de um Cravo narra o período histórico nacional da instauração da ditadura até à Constituição de 1976, mostrando como a ditadura caiu pela ação do movimento militar, mas também pela coragem e entusiasmo do povo que saiu à rua para o apoiar.

A partir dos painéis que vão estar expostos nos diversos espaços da cidade do Cartaxo e das ligações a conteúdos multimédia aos quais se pode aceder a partir de um telemóvel – vídeos, áudios, visitas 360o, jogos e simulações 3D – a exposição cumpre cinco objetivos:

1. Relembrar acontecimentos da história de Portugal durante a ditadura, nomeadamente todas as liberdades que estiveram suprimidas durante quase cinco décadas;

2. Demonstrar como 48 anos de ditadura representaram o atraso, a miséria e a ausência de liberdades e direitos humanos fundamentais no país;

3. Preservar e partilhar a memória de todas e todos os que, em situações de clandestinidade e de repressão, lutaram pela defesa da liberdade – os heróis da democracia;

4. Sublinhar a importância da participação popular durante o processo revolucionário, especialmente ao nível da consolidação das mudanças e da superação das inúmeras resistências que foram encontradas pelo caminho para, finalmente, serem implementadas todas as conquistas sociais, políticas e económicas no país;

5. Sensibilizar toda a sociedade para a necessidade de estar permanentemente alerta face às ameaças à democracia, concebendo esta mesma democracia como uma prática e não como uma realidade garantida.

O visitante pode aceder aos conteúdos multimédia através dos QR Code visíveis nos diferentes painéis temáticos. A Câmara Municipal do Cartaxo disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito em todos os espaços públicos que vão acolher a exposição.

Locais e horários da exposição itinerante

Praça 15 de Dezembro

6, 13 e 20 de abril (sábados)
das 9h00 às 16h00