Slupsk - Polónia

Situada no norte da Polónia, entre as margens do rio Slupia e a 18 quilómetros do mar Báltico, a cidade de Slupsk é um importante centro económico, cultural, científico e turístico.

Slupsk - Polónia

A cidade tem cerca de 98 mil habitantes e abrange uma área de 43 km² (incluindo 17 km² de terras aráveis e cerca de 5 km² de floresta).

Conhecida pelos seus clubes desportivos, campeões na Polónia e detentores de algumas medalhas olímpicas, Slupsk é uma cidade bastante agradável e atrativa para quem a visita, pois conjuga a história e o presente de uma forma bastante harmoniosa e invulgar.

Cidade de grande cariz cultural, Slupsk tem diversos grupos que levam o seu nome aos quatro cantos do mundo – como é o caso da Orquestra Filarmónica Polaca “Sinfonia Báltica”, do Grupo Profissional de Novo Teatro, do Centro de Teatro “Rondo” e do Teatro de Marionetas “Têcza”.

Além dos monumentos e dos eventos culturais de âmbito nacional que atraem muitos visitantes à cidade, a região é também procurada pela sua beleza natural, espelhada nas largas praias da zona costeira, nos imensos lagos, rios e nas florestas, algumas delas classificadas como área protegida de importância internacional.

Desde 1978 que as cidades de Slupsk e do Cartaxo mantêm um estreito relacionamento em termos culturais, que muito devem à acção de Artur Oliveira, Cidadão de Mérito reconhecido pelas duas cidades.

Ao longo dos anos tem havido um constante intercâmbio no âmbito do teatro, designadamente entre o Grupo de Teatro Amador Combatentes do Cartaxo e o Centro de Teatro Rondo, mas também ao nível das artes plásticas, folclore, fotografia e música.

Mais informações: www.slupsk.pl