Segunda-feira | 21-08-2023

Bento Gonçalves - Brasil

Bento Gonçalves é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, com uma população de cerca de 108 mil habitantes.

Bento Gonçalves - Brasil

Bento Gonçalves figura entre as dez maiores economias do Rio Grande do Sul. É conhecido nacional e internacionalmente por ser um pólo vitivinícola, tendo este setor vindo a contribuir ao longo dos anos para a afirmação da economia local, sendo-lhe atribuído o título de “Capital Brasileira da Uva e do Vinho”.

O município apresenta-se como o maior produtor de uva do Rio Grande do Sul e o maior produtor de vinhos e derivados de uva do Brasil. Várias empresas do setor com destaque no cenário nacional têm a sua sede dentro da cidade ou nos arredores. Além de grandes empresas, também há um grande número de pequenas quintas familiares, que contribuem para a diversidade e qualidade dos produtos elaborados.

A indústria do mobiliário, alimentícia e metalúrgica têm também um grande peso na vida económica do município, onde têm sede dez das 500 maiores empresas do sul do Brasil.

A região começou por ser habitada por índios caigangues, sendo posteriormente povoada por imigrantes oriundos de Itália, a partir de meados do século XIX. Mais tarde, também alemães, polacos e espanhóis desembarcaram no Brasil e ocuparam as terras até então desconhecidas.

O nome do município remete ao General Bento Gonçalves da Silva, militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Antes, ainda como colónia da cidade de Montenegro, já havia tido os nomes de Cruzinha e Colónia Dona Isabel.

Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes roteiros turísticos da Serra Gaúcha. As paisagens “bordadas de parreirais”, a hospitalidade do seu povo, o “clima romântico da serra”, o bom vinho e a gastronomia levaram o Ministério do Turismo a classificar o município como um dos 65 pólos indutores de turismo do Brasil.

Mais informações: www.bentogoncalves.rs.gov.br