Área de Serviço, Associação de Criação Artística do Cartaxo

Siga a associação no Facebook

Área de Serviço, Associação de Criação Artística do Cartaxo
​___

Fundada a 25 de Abril de 2012, a Área de Serviço, Associação de Criação Artística do Cartaxo, tem como objetivo principal a produção teatral em duas vertentes, a comunitária com a inserção da comunidade (tanto civil, como empresarial) do Cartaxo na experiência artística e a da criação de uma companhia profissional criando e dotando o Cartaxo de bases para a criação artística.

Na génese da Área de Serviço estão grandes textos de grandes autores da dramaturgia mundial em criações cénicas que se definem também pela sua dimensão plástica e cenográfica. A aposta dramatúrgica varia entre autores internacionais (Oscar Wilde, William Shakespeare, Eduardo De Filippo, Nikolai Gogol) e portugueses (Bernardo Santareno, Alice Vieira). A Área de Serviço aposta numa forte componente educacional e para a infância integrada em projectos de descentralização, é neste espírito que organiza o Curso Intensivo de Iniciação Teatral, que em 2016, conta com três edições.

Em 2015 a Área de Serviço com a Câmara Municipal do Cartaxo deu início à iniciativa "Teatro nas Escolas" reunindo todas as escolas do concelho num projecto inovador no País.

A Área de Serviço iniciou em Outubro de 2014 o "Área de Contenção - Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo", no Centro Cultural do Cartaxo.

Tem tido também ação na produção de cinema e vídeo, tendo já no seu catálogo "O Monologo do Rei Vitorioso" a partir de uma peça teatral de Lauro António, o vídeo "Todos os Santos Vão ao Cartaxo" e o documentário "Esta é a Minha Banda" agora em produção.

A direcção artística da Área de Serviço é do realizador e encenador Frederico Corado.

Projectos da Área de Serviço (teatro):

"Um Marido Ideal", de Oscar Wilde - encenação de Frederico Corado

"O Crime de Aldeia Velha", de Bernardo Santareno - encenação de Frederico Corado

"As Alegres Comadres de Windsor", de William Shakespeare - encenação de Frederico Corado

"Nápoles Milionária", de Eduardo de Fillipo - encenação de Frederico Corado

"Inspector Geral", de Nikolai Gogol - encenação de Frederico Corado

"8 Mulheres", de Robert Thomas - encenação de Frederico Corado

"A Trisavó de Pistola à Cinta" de Alice Vieira - encenação de Frederico Corado

"Pânico", criação conjunta - encenação de Frederico Corado

"Pânico nas Masmorras de Ourique", criação conjunta - encenação de Frederico Corado

"O Dinheiro Não é Tudo na Vida", de George S. Kaufman e Moss Hart - encenação de Frederico Corado

"A Volta Ao Mundo em 80 Dias", de Frederico Corado a partir de Jules Verne - encenação de Frederico Corado