25.04.2024 09:00

Comemorações do 25 de Abril

Descrição

O programa que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou para assinalar o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, tem início no dia 6 de abril, às 9h00, na Praça 15 de Dezembro, com a inauguração da exposição itinerante e interativa – O Legado de um Cravo. A exposição narra o período histórico nacional desde a instauração da ditadura até à Constituição de 1976 e ficará no concelho até ao dia 2 de maio.

No dia 13 de abril, sábado, às 21h30 a música de intervenção e as palavras que inspiraram o sonho de liberdade, democracia e desenvolvimento, chegarão ao Centro Cultural do Cartaxo no concerto Maria Liberdade, concebido e interpretado pelo agrupamento de música popular e folk – Fio à Meada –, inteiramente constituído por mulheres. O concerto é de entrada livre, com levantamento prévio de bilhete.

De 15 a 25 de abril, o futsal será a modalidade chamada a unir as freguesias do concelho no Pavilhão Desportivo do INATEL. O II Torneio de Futsal Interfreguesias tem a final marcada para as 18h00 de dia 25 de abril.

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita abrirá as suas portas à cultura para receber dois eventos muito especiais. No dia 23 de abril, às 10h30, para o Atelier de Fanzines e Banda Desenhada, no dia 8 de maio, para a visita que a autora Ana Markl fará às meninas e aos meninos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Visita que terá no seu livro Avó, Onde é que Estavas no 25 de Abril, a razão para uma conversa bem importante.

No dia 24 de abril, a Escola Secundária do Cartaxo sairá à rua para desfilar até à Praça 15 de Dezembro em nome da liberdade que há 50 anos foi criada, também nas ruas, pela coragem dos militares e pela força do povo que os apoiou. O desfile encerrará com O Maior Cravo Humano pela Liberdade! As jovens e os jovens convidam toda a população a juntar-se neste gesto simbólico e a terminar a manhã a cantar as Canções de Abril.

No dia 25 de Abril, a Câmara Municipal do Cartaxo convida toda a população a acompanhar as Comemorações Solenes do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974. Às 9h30, a Corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo formará junto ao edifício-sede do município para o Içar da Bandeira. A Sessão Solene, com a participação de todas as forças políticas com representação no concelho está agendada para as 10h00. Durante a Sessão, serão homenageados os presidentes da Câmara Municipal do Cartaxo que exerceram funções nos últimos 50 anos, em democracia.

A Sessão Solene contará com um momento musical protagonizado pelo Grupo Coral Cant’Arte e será transmitida em direto no Canal Youtube e na Página de Facebook da Câmara Municipal do Cartaxo.

O Cinquentenário da Revolução dos Cravos será também celebrado com atividades desportivas. Durante a manhã, o Estádio Municipal do Cartaxo receberá o Meeting e a Caminhada da Liberdade. Às 18h00, o Pavilhão Desportivo do Inatel vai assistir à Final do II Torneio de Futsal Interfreguesias.

pdf pdf CLIQUE para descarregar o Programa das Comemorações na íntegra. (1.68 MB) (1.68 MB)

Exposição O Legado de um Cravo
6 abril 2024 09:00 - 2 maio 2024 16:00