Comemorações da Batalha de Ourique

A freguesia de Vila Chã de Ourique comemora anualmente a Batalha de Ourique. Um mercado medieval e muitas outras atividades marcam o mês de julho em Vila Chã, numa festa em que a população participa ativamente.

Comemorações da Batalha de Ourique

Ainda que a dúvida permaneça e as opiniões dos historiadores difiram quanto ao local exato desta batalha, a população de Vila Chã de Ourique acredita que ela tenha de facto ocorrido nas terras da freguesia, a 25 de julho de 1139.

Para comemorar essa data histórica, o centro da vila é decorado à época, recebendo recriações históricas, mercado medieval, tabernas e tasquinhas, porco no espeto, animação de rua e torneios.

O evento realizou-se pela primeira vez em 2009, tendo vindo ao longo dos anos a ganhar uma maior expressão, tanto ao nível de dinamização, como do número de visitantes.

As recriações históricas sobre a Batalha de Ourique e a coroação do Rei e o Torneio da Pedra Medieval são alguns dos pontos altos deste mercado medieval de Vila Chã de Ourique.