Medalhas de Mérito Municipal

Ano 2023

O TEJO - CENTRO DE DIA E ATL DE VALADA

Localizado numa freguesia com média de idades bastante elevada, a criação duma Instituição Particular de Solidariedade Social era fundamental. Efetuada escritura de constituição de associação em outubro de 1998, foram em seguida dados os passos necessários à construção dos edifícios e colocação de equipamentos para acolher os utentes. Finalizadas as obras em 2005, começa a funcionar na valência de Centro de Dia no dia 13 de agosto de 2007. Seguiu-se a valência de ATL, atualmente suspensa após o encerramento da escola primária de Valada, e a valência de Serviço de Apoio Domiciliário a funcionar sete dias por semana. Paralelamente apoia algumas entidades e os seus trabalhadores, sediados na sua área de atuação, presta serviços de alimentação e catering, sempre que solicitado. Bem integrado na comunidade e conhecendo as carências culturais existentes na freguesia enceta em 2012, em segundo plano, uma parceria com o Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge da Freguesia de Valada tendo em vista a divulgação da etnografia, das tradições e dos costumes da sua terra. Em março de 2022, com uma carrinha de 9 lugares esteve presente na fronteira da Ucrânia em ação humanitária, levando mantimentos e medicamentos e no regresso transporta para Portugal uma família de refugiados ucranianos.

DE HEUS

A génese do que veio a tornar-se a De Heus em Portugal encontra-se numa pequena unidade produtiva de rações no Cartaxo, a António Serralheiro & Filhos. Essa empresa é adquirida em 1973 pela Conagra, através da Sapropor (Sociedade Agro-Pecuária de Produtos Portugueses, S.A.R.L.), que comercializa as suas rações sob a marca Biona. A década de 80 é marcada pelo reforço da capacidade fabril da Sapropor: é construída a fábrica do Cartaxo e adquirem-se as unidades fabris da Trofa (inicialmente em arrendamento) e de Nelas. Os anos 90 arrancam com o estabelecimento da parceria técnica com a Sanders, que dá origem à marca Formax Sanders. A marca Vouga é adquirida em 1993. Ainda nos anos 90 se dá uma alteração da estrutura societária, ficando a área de nutrição animal na Saprogal (Sociedade Agro-Pecuária de Produtos Galegos). Já nos anos 2000 - início de 2004 - o grupo Carlyle compra a Saprogal, e ainda nesse ano a Saprogal adquire as marcas da Nutasa, entre as quais a CUF Rações. Em 2005 a Saprogal é adquirida pela Mercapital, que detém a empresa durante 10 anos. Em 2015, a Saprogal é adquirida pela De Heus, uma das empresas líderes em nutrição animal a nível mundial. Portugal apresenta-se como um país estratégico e de enorme importância para a De Heus na medida em que constitui um dos mais “maduros” mercados da Europa e onde a De Heus é líder no mercado livre, legado da Saprogal, empresa que já mantinha esta posição de liderança há muitos anos. O elevado profissionalismo da De Heus, profundamente focada no serviço ao cliente e nos resultados zootécnicos e económicos dos seus clientes, e a sua presença em diferentes geografias, permite à empresa analisar as melhores práticas e aplicá-las nos outros mercados em que está presente.