Associação Trilho dos Cágados

Siga a associação no Facebook

Associação Trilho dos Cágados

__

O Trilho dos Cágados – VCO nasceu no final de 2019 da necessidade de dois dos seus elementos, Miguel Ribeiro e o Francisco Monteiro praticantes de trail running, treinarem para as competições onde participam. Agarraram nas enxadas e na gadanha e começaram a abrir os
trilhos. Enquanto isso, as letras que hoje vemos nas placas que identificam o trilho eram pacientemente recortadas a x-ato pela Anabela Santos.

A eles juntaram-se mais 7 elementos e, de uma brincadeira de “2 +1” amigos, nasceu um Circuito de Trail/Caminhada.

Num espaço cuja altimetria máxima é de 79 metros desenharam um percurso circular organizado por sectores, começa no Parque de Merendas de Vila Chã de Ourique, desce para Vale de Algares (sector 1 a 4), passa para a Zona do Ripilau (sector 5 e 6, 7 e 8), sobe e desce a encosta que se encontra junto à linha mais para o lado do Vale de Santarém (sector 9) e regressa novamente ao Parque de Merendas (sector 10).

O percurso conta com 4 distâncias: caminhada com 10 Km; mini trail com 10 Km; trail curto com 16 Km; trail longo com 23 Km devidamente marcado com sinalização que o identifica.

O Cágado é criação do Guilherme Vicente.

A barraquinha dos Cágados e os equipamentos são criação dos Cágados.

A Associação Trilho dos Cágados – VCO foi constituída em Setembro 2021.

A Associação Trilho dos Cágados tem uma vertente desportiva fortemente ligada ao trail e uma vertente de organização de eventos ligados ao desporto.

Na vertente desportiva, a equipa é filiada na Federação Portuguesa de Atletismo pertencendo à Associação de Atletismo de Santarém, e filiada na Associação Trail Running Portugal (ATRP).

A equipa compete a nível nacional nos diversos circuitos nacionais organizados pela ATRP,ncompete no Circuito Regional Trail do Ribatejo. Participa em inúmeros treinos convívio de outras equipas e em provas não integradas nos circuitos nacionais ou regionais e em provas de estrada.

O Trilho dos Cágados promove ainda caminhadas no Trilho e dá apoio a todos os que procuram o trilho para as suas caminhadas ou treinos.
Na vertente organização de eventos, tem duas atividades que fazem parte do seu plano de atividades anual: a prova de estrada de 10 KM em Vila Chã de Ourique que se realiza no mês de Maio e o treino trail convívio que se realiza em Dezembro.

A Associação organiza a solo ou em parceria atividades da Freguesia de Vila Chã de Ourique, sempre que chamada a tal, das quais destacamos a Festa do Vinho 2022 ou o 36º Circuito Ciclismo 1º Maio Luis Nepomuceno.