Casa do Povo de Pontével

Siga a associação no Facebook

Casa do Povo de Pontével
___

Fundada a 25 de março de 1961, começou a desenvolver dois anos depois as modalidades de atletismo, ciclismo, futebol, andebol, ténis de mesa e xadrez, possuindo no seu palmarés vários títulos distritais e nacionais, assim como um espólio de mais de 1300 troféus.

No final de 1967 foi fundada a secção do Grupo Cénico, que mais tarde passou a designar-se de Kaspiadas, e em 1978 foi reorganizado o grupo de folclore, denominado de Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével.

A partir de novembro de 2000 o Grupo Coral Cant’Arte passou a integrar também uma das secções culturais desta coletividade.

RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO

O Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével​, foi fundado em 1956, mas pouco tempo depois a sua actividade foi interrompida. Em 1978 o Rancho foi reorganizado, tendo-se mantido ativo até aos dias de hoje.

A sua principal preocupação tem sido a recolha, recuperação e divulgação das danças, cantares e etnografia da freguesia.

Após um período de pesquisa sobre os usos e costumes locais, teve o seu parecer favorável pelo Conselho Técnico da Federação do Folclore Português, tornando-se seu sócio efetivo a 3 de julho de 2002.

KASPIADAS – GRUPO CÉNICO

O Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével foi fundado no final do ano de 1967, por um grupo de rapazes que frequentava o Centro de Orientação de Leitura.

Foram seus fundadores Edgar Paulo Costa, Joaquim Fernando Santos Felix, Eugênio José Silva Violante, António Augusto Guimarães Carreira, José Júlio Mendão Xavier, Albino Pereira Rodrigues, Luís Fernando Rodrigues Calisto, António Gabriel Calisto, José Manuel Melo Gabirro e Rui Fernando da Silva Nunes. Outros como Edmundo Calisto Gabirro e Lúcio Manuel Carreira Ferreira integraram o grupo pouco depois.

A data de fundação deste grupo é marcada pela estreia das peças que levaram a cena em 28 de outubro de 1967: " O Capitão de Lanceiros" e "O Ouro que Deus Dá".

Mais tarde deu-se ao integração de elementos femininos e com eles a estreia da peça "Na Boca do Lobo", no início do ano de 1969.

O Grupo Cénico passou posteriormente a adotar a designação de Kaspiadas. Atualmente conta com cerca de 25 elementos.

GRUPO CORAL CANT'ARTE

Este grupo de vozes constituiu-se em 1996, associado às atividades do Projeto Educativo do Jardim de Infância e da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Pontével, relacionadas com a história local e nacional.

Paralelamente, no decurso de 1997, o grupo aventurava-se em apresentações espontâneas e inéditas na vila, como as Janeiras e um concerto de Natal na Igreja de Nossa Senhora da Purificação.

Em 1998, com a criação do curso de iniciação à Música Coral, começou a ser dirigido pelo professor e maestro Abílio Figueiredo, passando então a denominar-se Cant'Arte.

Findos os cursos e os projetos, o grupo viu-se na eminência de se desmantelar, uma vez que não dispunha de meios para se manter independente. Contudo, a partir de novembro de 2000 passou a integrar uma das secções culturais da Casa do Povo de Pontével.

Tem atuado em diversos lugares e participado em variados acontecimentos culturais, procurando corresponder às solicitações das associações ou instituições dentro e fora do concelho do Cartaxo.

O repertório não obedece a critérios rígidos ou estanques - canta-se música da época medieval à contemporânea, nacional ou estrangeira, tradicional ou erudita, religiosa ou profana.

ATLETISMO

A Casa do Povo de Pontével pratica atletismo desde 1963, sem interrupção. Conquistou vários títulos de Campeão e Vice-Campeão Nacional da FNAT, agora Inatel, individuais e coletivos, em provas de estrada, corta-mato e de pista.

No ano de 1987 a Casa do Povo de Pontével teve pela primeira vez atletas femininos. Tem atualmente a praticar a modalidade várias dezenas de atletas, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 6 e 63 anos.