Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa

Siga a associação no Facebook

Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa
___

O Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa teve a sua primeira atuação a 28 de julho de 1984 e o Rancho Infantil estreou-se em 1994.

Desde então, os seus elementos têm participado em festivais de folclore, não só em Portugal Continental, como igualmente nas Ilhas, salientando-se também as suas deslocações ao país vizinho de Espanha.

A tocata é composta por dois acordeões, bilha, reco-reco, clarinete, ferrinhos, duas canas, cantador e duas cantadeiras.

Os trajes e modas são fruto de um trabalho de pesquisa e recolha referente ao período de fins do século XIX, efetuado junto das gentes locais, tendo como principal objetivo o retrato fiel dos usos e costumes da época.

Os bailes de roda, danças valseadas, viras de roda, modas a dois passos e fandangos são as principais modas do seu repertório.