Seminário Viticultura e Sustentabilidade

No ano em que o Cartaxo é Cidade do Vinho 2024, distinção que partilha com Santarém, Almeirim e Alpiarça, o concelho vai receber um seminário que reúne técnicos, instituições e produtores de vinho do Alentejo, Ribatejo e Península de Setúbal.

➽ Inscreva-se aqui

No dia 8 de maio, quarta-feira, das 9h00 às 13h00, o Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no Cartaxo, vai receber o Seminário Viticultura e Sustentabilidade.

A iniciativa integra a programação da Cidade do Vinho 2024 e tem como objetivo central, refletir e informar acerca dos desafios que se colocam à adequada proteção e utilização do solo no ecossistema da vinha.

As previsões climatológicas e a relevância do solo no contexto das alterações climáticas são o enfoque do seminário, direcionado para produtores, técnicos, estudantes e todos aqueles cuja atividade profissional se realiza em torno dos modos de produção sustentável no terroir. O Seminário contará ainda com a apresentação de casos de sucesso na área de viticultura.

O Seminário é uma coorganização da Câmara Municipal do Cartaxo e da Agrosustentável, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).

9h00 – Receção
9h30 – Mesa de abertura
Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo - João Ferreira Heitor
Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo - Luís de Castro

9h45 - 1.º painel
Previsões climatológicas e relevância do solo no contexto das alterações climáticas
Moderação: José Barroso, Adega do Cartaxo

• Alterações climáticas e o seu impacto na produção vitícola – Hélder Fraga, UTAD.
• O solo como ferramenta para reduzir o impacto das alterações climáticas – Pedro Tereso, Agrosustentável.
• Cobertos Vegetais, a instalação e a sua gestão – Renato Neves, Herdade das Servas.

11h20 – Debate

11h45 - 2.º painel
Casos de Estudo e Boas práticas
Moderação: José Barroso, Adega do Cartaxo
• Minimal Intervention Maximum Attention, Beatriz Pires, ODE Winery.
• REDWINE: Da diminuição da pegada de carbono à criação de valor, Ana Margarida Chambel, AVIPE - Associação de Viticultores do Concelho de Palmela e Ângelo Machado, Adega de Palmela.
• Um caso de estudo de adaptação às alterações climáticas no Baixo Alentejo, Luis Constantino, Herdade dos Grous.

Presidente da Viticartaxo - Rui Madeira
Vice-Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo - Pedro Reis