Rancho Folclórico "Os Campinos" de Vila Chã de Ourique

Siga a associação no Facebook

Rancho Folclórico "Os Campinos" de Vila Chã de Ourique
__

É a 19 de Abril de 1936 que se forma o Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique para, na mais pura vaidade e diversão, um simpático grupo de pessoas mostrar os usos e costumes do seu quotidiano social e profissional.

Entre bailaricos, viras e valsas homenageando o amor, o trabalho do campo, nomeadamente o amanho da vinha e produção do vinho, e as várias festividades, destacam-se as lides dos campinos na lezíria ribatejana com os cavalos e os toiros, sendo este o mote para alguns Fandangos famosos no Ribatejo.

Dançado por homens que, na tentativa de mostrar o seu vigor e máscula, faziam os mais variados tipos de sapateados utilizando algumas vezes o seu varapau e um meio-alqueire, e por mulheres que, com os seus cântaros de água e vinho à cabeça, os equilibravam com muita perícia, formusura e orgulho.

Com coreografias, arranjos e adaptações próprias do decorrer das décadas, este rancho gerou o seu próprio Fandango do Meio-Alqueire em 1938 especificamente para ser apresentado na Feira do Povo Português, no Festival do Cacho Doirado no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Perante uma ilustre plateia, onde figurava, também, o então Presidente da República Portuguesa, Marechal Carmona, este fandango ganhou o Prémio do dito festival dando-lhe um destaque e uma importância tal que não mais deixou de completar o reportório de danças e cantares do Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique, sendo o seu ex-libris até hoje.