Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico do Cartaxo

Siga a associação no Facebook

Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico do Cartaxo
___

O Rancho foi fundado a 13 de maio de 1956, tendo sido os seus primeiros dirigentes e entusiastas fundadores António Nunes Barata, Fernando de Oliveira Henriques, Manuel Nogueira, António Amaral, José Crespo e António da Silva.

O grupo tem levado bem longe as características da etnografia local, tendo já atuado em Espanha, Marrocos, Japão, Astúrias, Estados Unidos da América, entre outros países.

Até 2004 a coletividade designou-se Rancho Folclórico do Cartaxo, contudo, com a alteração de estatutos nesse ano, passou a designar-se Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico do Cartaxo.

A coletividade tem como principal finalidade promover e preservar o património cultural do concelho do Cartaxo. Os trajes são das primeiras décadas do século XX, representando sobretudo os trabalhadores rurais. O fazendeiro abastado, que no Cartaxo teve predomínio influente, é também apresentado pelo Rancho.