Sociedade Filarmónica Cartaxense

Siga a associação no Facebook

Sociedade Filarmónica Cartaxense
___

O primeiro Regulamento Oficial da coletividade data de janeiro de 1879, no entanto a data da fundação da coletividade remete para o ano de 1850.

A banda foi renovada em 1880 por um tenente do Exército reformado, de apelido Serra, comprovando-se que durante os 30 anos que separam 1850 e 1880 existiram dificuldades que forçaram a banda a interromper a sua atividade.

Do seu percurso ao longo dos tempos, destaca-se a classificação de melhor Banda do Distrito de Santarém em 1960. Após provas prestadas no Grande Concurso Nacional de Bandas e Filarmónicas Civis, conquistou o troféu do XXV Aniversário da FNAT e em setembro de 1986 obteve o 1. ° lugar no Concurso de Bandas organizado pela Câmara Municipal da Amadora, no 8.º aniversário da sua elevação a cidade.

Em 1989 a coletividade cria a sua Escola de Música, que inicia os seus trabalhos em outubro desse mesmo ano, tendo-se ainda formado posteriormente uma Banda Juvenil.

No dia 18 de novembro de 2001, a coletividade consegue concretizar um sonho antigo, inaugurando a sua nova e atual sede, na Rua Dr. Manuel Gomes da Silva.

Com o propósito de aumentar o enriquecimento cultural e desportivo, a Sociedade Filarmónica tem vindo ao longo dos últimos anos a alargar o leque das suas atividades. Além da banda de música, promove aulas de canto, piano, guitarra, violino, percussão, desenho e pintura, danças de salão, danças orientais, kizomba, ballet, hip-hop, aeróbica, pilates, yoga, karaté, entre outras. Fazem também parte da coletividade o Grupo Coral Alla Brévis, o Grupo de Cavaquinhos e o Ensemble de Violinos.