Quarta-feira | 20-03-2024

Oficinas de Inteligência Emocional

Desde 2018, centenas de alunos de todos os níveis educacionais participam nas Oficina de Inteligência Emocional (OIE), visando promover saúde emocional, prevenir problemas de saúde mental e melhorar o desempenho acadêmico.

Oficinas de Inteligência Emocional

As Oficinas de Inteligência Emocional, são uma iniciativa da Academia de Inteligência Emocional do Cartaxo em cooperação com a Câmara Municipal do Cartaxo no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT). Realizadas semanalmente em sala de aula, as OIE visam desenvolver competências emocionais em crianças e jovens, incluindo expressão emocional, gestão de conflitos e autoconhecimento.

Além disso, as OIE têm um papel preventivo em relação ao insucesso escolar e comportamentos de risco, permitindo que os alunos expressem as suas necessidades de forma confiante e compreendam a origem das suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Durante o ano letivo 2023/2024, foram realizadas 128 sessões em 15 turmas, intervencionando 325 crianças e jovens do pré-escolar ao secundário em todo o concelho do Cartaxo.