Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

O espaço reúne elementos que permitem conhecer a história e as principais tradições ligadas ao mundo rural.

Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo abriu as suas portas a 23 de novembro de 1985, com o principal intuito de valorizar e divulgar as tradições associadas ao mundo rural, em particular à cultura da vinha e à produção do vinho.

Situado no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, este espaço constitui um dos locais de maior interesse do concelho, reunindo elementos que permitem conhecer a história e a tradição da terra, assim como as principais atividades que contribuem para a preservação da identidade deste concelho ribatejano.

O museu possui diferentes espaços temáticos, a começar pela exposição permanente “À Descoberta da Cultura Rural”, que apresenta os elementos geográficos, etnográficos e históricos do concelho. Nesta secção podem ser apreciados também objetos associados ao fabrico do pão e do azeite.

Conhecido como “terra de pastagens abundantes e de criação de gado”, o Ribatejo possui uma forte ligação às atividades tauromáquicas, que estão igualmente representadas neste espaço, através de elementos alusivos ao toiro, ao cavalo e ao campino.

As várias fases da produção de vinho – plantação do bacelo, tratamento da vinha, preparação do vasilhame, vindima, pisa das uvas, trasfega e conservação do vinho – são retratadas numa antiga adega restaurada, onde é apresentado todo este percurso que começa na vinha e termina na adega.

No alpendre anexo ao museu encontram-se elementos que documentam a mecanização agrícola, entre os quais um dos primeiros tratores usados no cultivo das terras do concelho.

A taberna tradicional, reconstituída com todos os elementos característicos deste espaço de convívio, é um dos espaços mais simbólicos do museu, onde se pode provar o famoso néctar do Cartaxo – o vinho.

Centro de Documentação e Núcleo de Reservas Visitáveis

O Centro de Documentação e o Núcleo de Reservas Visitáveis são dois espaços que passaram a integrar o Museu Rural e do Vinho no dia 23 de novembro de 2010, por ocasião da comemoração do 25.º aniversário deste espaço museológico.

No Centro Documental pode ser consultada bibliografia de interesse histórico e científico relacionada com a agricultura, com destaque para o vinho e a vinha, assim como um vasto conjunto de publicações antigas que foram editadas no concelho e uma coleção de muitas centenas de rótulos de garrafas de vinho do concelho do Cartaxo, com datas desde o início do século XX.

No espaço criado para o Núcleo de Reservas, estão expostos utensílios utilizados nas várias atividades artesanais associadas à agricultura e ao meio rural. As novas valências ocupam parte do espaço onde o Museu começou a funcionar em 1985.

Serviço Educativo e de Mediação Cultural

Além da vertente museológica e de preservação do património histórico e cultural do concelho e da região, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo criou desde os seus primórdios, um projeto de Serviço Educativo que, partindo dos valores culturais, tem como principal objetivo desenvolver novas dinâmicas que facilitem a compreensão e interpretação do território, da cultura, da sociedade e do mundo em geral.

O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto foi reconhecido a nível nacional em 2010, com o prémio “Melhor Serviço de Extensão Cultural”, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia. Os Ateliês de Música, criados em 2008 e dirigidos a crianças e jovens, foram uma das principais iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projeto.

Neste momento o Museu proporciona um conjunto de experiências educativas dirigidas a escolas, que permitem estimular o gosto e o interesse pelo património e o conhecimento do território, através de atividades lúdicas, científicas e artísticas.

Tendo como objetivo a educação permanente, a participação da comunidade e o aumento e diversificação dos públicos, o Museu Rural e do Vinho pretende cada vez mais desenvolver atividades com público sénior, de partilha e exploração das suas vivências rurais, bem como envolver a comunidade em geral na construção e montagem de exposições temporárias ou de eventos, com temáticas culturais deste território, que promovam a identidade e sentimento de pertença.

Experiências Enogastronómicas

Nas visitas guiadas está disponível a possibilidade de realizar provas de vinhos do concelho do Cartaxo.

Por marcação prévia, para grupos, é possível fazer a degustação de vinhos do concelho acompanhados com iguarias/tapas confecionadas por restaurantes da região.

Periodicamente são realizados almoços enogastronómicos, onde o enólogo e o chef convidados apresentam as características e harmonização dos vinhos e das iguarias presentes.

Loja

Venda de produtos regionais, sendo dado destaque aos vinhos do concelho do Cartaxo, bem como objetos de natureza artesanal, ligados ao tema do vinho e gastronomia e objetos de merchandising.

Prémios Recebidos

Em 2010, o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo foi distinguido com o Prémio “Melhor Serviço de Extensão Cultural”, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Educativo, atribuído em ex aequo com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

No ano seguinte, o Museu voltou a estar entre os vários espaços museológicos distinguidos pela APOM, dessa vez recebendo uma Menção Honrosa na categoria de “Melhor Trabalho de Museografia”, que veio reconhecer a importância da então recém-criada área de Reservas Visitáveis do Museu.

Serviços

Visitas guiadas, serviço educativo e de mediação cultural, serviço de restauro, centro de documentação e loja.

HORÁRIO

De terça a domingo - das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Encerra à segunda-feira.

Av. 25 de Abril