Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita

Situada num edifício datado de 1874, a Biblioteca Municipal possui um fundo documental de cerca de 15 mil obras.

Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita ocupa um antigo edifício legado à Câmara do Cartaxo por António Mesquita, irmão do médico, dramaturgo e jornalista Marcelino Mesquita.

Situado na Rua Marcelino Mesquita, o edifício é datado de 1874. Após algumas obras de adaptação, deu lugar à Biblioteca Municipal, inaugurada a 2 de dezembro de 1956, no âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento de Marcelino Mesquita.

Além de uma Sala de Leitura e Consulta Local, a Biblioteca possui um espaço denominado de Sala António Mesquita, que compreende milhares de livros da biblioteca pessoal do mesmo, e Sala de Leitura Professor Ferreira da Costa – que contém um vasto conjunto de publicações editadas pela Livraria Sá da Costa, oferecidas por João Cesário de Macedo Ferreira da Costa, filho de João Augusto Ferreira da Costa, professor e economista natural do Cartaxo.

É também neste equipamento cultural que se pode descobrir o espólio do dramaturgo Marcelino Mesquita, que integra várias fotografias da família Mesquita e outros documentos, que vão desde correspondência enviada e recebida, vários manuscritos e recortes de jornais da época.

Possui ainda uma Sala de Arquivo; um Salão das Artes, que alberga um vasto espólio de obras de arte de pintores como José Tagarro, Jorge Maltieira e Rosa Mendes; Espaço Multifuncional - Sala Infantil/Literacias Digitais e no exterior o Jardim das Letras, onde pode desfrutar da leitura ou assistir a diferentes eventos culturais.

A Biblioteca alberga ainda, em regime de depósito, um arquivo de diversas publicações regionais e locais, entre as quais o jornal Notícias do Cartaxo (1954 – 1963) e O Povo do Cartaxo, desde 1977 até 2013.

O fundo documental da Biblioteca é constituído por cerca de 15.064 obras, algumas das quais de reconhecido valor científico e cultural e está disponível para consulta no catálogo online da Rede Concelhia das Bibliotecas do Cartaxo.

Nesta Biblioteca Municipal pode usufruir de internet gratuita em todos os seus espaços, incluindo no jardim e ter acesso à aplicação Pressreader, serviço gratuito que coloca à disposição de todos os utilizadores da Biblioteca mais de 7000 jornais e revistas nacionais e internacionais em formato digital.

Atividades de Mediação Educativa e Cultural

Entre Livros e Arte
atividade de apresentação/exploração da Biblioteca, com atividade de conto e atividades lúdicas e artísticas
Público alvo - Pré-escolar e Ensino Básico