Medalhas de Mérito Municipal

Ano 2021

JOAQUIM PEDRO BEIRÃO FREIRE TORRES

(Por impedimento de Joaquim Pedro Torres – que participou na cerimónia com uma mensagem gravada em vídeo –, a Medalha e o Diploma de Mérito foram entregues a António Fardilha.)

Nasceu a 10 de janeiro de 1955 em Lisboa. Casado com Maria Luísa Duarte Silva Sepúlveda Torres, tem 3 filhos.

Em 1972, termina o ensino secundário em Santarém, dispensando o exame de acesso à universidade. Pertenceu à selecção de andebol do Liceu de Santarém, que capitaneou e foi habitualmente escolhido para “chefe de turma”. Em 1977, termina a licenciatura no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa. Seguindo se o estágio na Estação Zootécnica Nacional no Vale de Santarém. Em 1979, faz um estágio de 1 mês na Holanda sobre “Drenagem e recuperação de solos”.

Ingressou na Direção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste na Divisão de Hidráulica e Engenharia Agrícola. Mantêm, em horário pós-laboral, atividades empresariais de pequena dimensão com resultados positivos. Em 1983, ingressa no Banco Pinto e Sotto Mayor, na recém-criada Direcção de Agricultura Industrias Alimentares e Pescas, chefiando a delegação do Ribatejo e Oeste com sede em Santarém. Mantêm a actividade de produção agrícola em propriedades de terceiros em regime de arrendamento. Em 1989, é nomeado pelo Banco para fazer parte da equipa que conjuntamente com a auditora Mckenzie estuda a sua reestruturação. O aumento de dimensão potencial da actividade agrícola leva à sua saída do Banco e à criação de sociedade com a Irricampo, Lda., e da criação da empresa Valinveste, Investimentos e Gestão Agrícola, Lda. para operar essencialmente na área da produção agrícola.

Entre 1989 e 2021, apresenta trabalhos em vários congressos e seminário. Publica artigos de opinião em revistas da especialidade. Colabora com o ISA com uma sessão anual da cadeira de Agricultura de sensibilização dos alunos para as questões da realidade agrícola empresarial.

Membro da comissão organizadora do seminário Agronomia 2002 no âmbito das comemorações dos 150 anos do ensino agrícola. Membro dos órgãos sociais de organizações associativas de agricultores. Integra a organização da Feira Nacional do Toiro, realizada em 3 edições no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em Santarém.

Em 10 de junho de 2009 foi condecorado pelo Senhor Presidente da República Professor Aníbal Cavaco Silva com a ordem de mérito agrícola, comercial e industrial. De 2009 a 2021, organiza a AGROGLOBAL em Valada do Ribatejo, por muitos considerada a maior feira agrícola profissional do país e uma das maiores da Europa no seu género.

Image
TRABALHADORES DO SERVIÇO DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E LIMPEZA URBANA

Pela competência, disponibilidade e empenho que manifestaram no apoio à população do concelho do Cartaxo, no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus sars-cov2 e da doença Covid-19.

Image
CORPO DE BOMBEIROS MUNICIPAIS DO CARTAXO E TRABALHADORES DO SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL