Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra

Siga a associação no Facebook

Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra

___

O Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra foi fundado em 1988 e, dada a situação geográfica da sua freguesia, em pleno bairro entre a lezíria e a charneca, usa os típicos trajes ribatejanos.

Nos trajes masculinos podem ver-se representados o campino de gala, o campino de trabalho, o camponês domingueiro ou o pescador da borda d’água. Os trajes femininos representam a camponesa de domingo, a camponesa de trabalho, a aguadeira ou a pescadora da borda d’água.

A tocata é composta por acordeão, bilha, cana, ferrinhos, reco-reco e vozes.

O Rancho é composto por dois agrupamentos – o grupo infantil e o grupo juvenil/adulto. O seu principal objetivo é divulgar e promover as características etnográficas do concelho do Cartaxo em particular e do Ribatejo em geral.