Casa do Povo da Ereira

Siga a associação no Facebook

Casa do Povo da Ereira
___

​A 23 de dezembro de 1941 nasce a Casa do Povo da Ereira. Na altura, a instituição estava vocacionada para a agricultura, servindo as necessidades médicas dos associados, que pagavam quotas para ter acesso ao serviço público de saúde.

Atualmente, a Casa do Povo tem como secções o Rancho Folclórico e o Grupo Desportivo.

RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DA EREIRA

A ideia da criação do Rancho partiu do momento em que um grupo de crianças que frequentavam o ATL da Ereira começou a manifestar um grande interesse pelo folclore.

Em agosto de 1994 participaram nos festejos tradicionais da freguesia, com algumas danças que ensaiaram. Nessa altura, o grupo foi observado e aplaudido pelo Rancho Folclórico de Vale da Pedra (que mais tarde se tornou o padrinho do grupo), e dois dos seus elementos prestaram-se a ensaiar semanalmente o pequeno grupo de crianças.

Com este apoio, surgiu o Rancho Folclórico da Ereira. Com a entrada de muitos jovens da freguesia foram formados dois grupos, um infantil e outro juvenil. Familiares e voluntários da terra constituíram a tocata, que tal como o grupo, não possuía qualquer tipo de experiência, mas com perseverança e ajudas exteriores passaram a acompanhar os dançarinos.

A população foi-se envolvendo progressivamente e contribuindo quer para a estabilidade monetária e aquisição de instrumentos, quer para o reportório musical e trajes típicos.

Os temas cantados são sobretudo o Meio, o Homem e o Trabalho. Reproduziram-se trajes domingueiros, trajes de fazendeiros abastados, camponeses, vindimadeira, lagareiro, podador, lavadeira, criada, padeira, mondadeira, lavrador, pastor, cocheiro, noivos e traje de Adiafa.

Atualmente, o grupo continua a investigar e recolher dados que possibilitem cada vez mais reviver e afirmar a cultura local, para que não se percam as grandes riquezas culturais da aldeia da Ereira.

GRUPO DESPORTIVO DA CASA DO POVO DA EREIRA

O Grupo Desportivo da Casa do Povo da Ereira nasceu em 1973, com a primeira equipa a participar no Campeonato da antiga FNAT, atual Campeonato Distrital do Inatel.

Ao longo de 33 anos foram muitos os jogadores, treinadores e diretores que passaram pelo clube. No decorrer deste período verificaram-se alguns interregnos por falta de condições aos mais diversos níveis.

A partir de 1999 esta associação começou a desenvolver outro tipo de atividades, nomeadamente o Torneio das Vindimas, o qual a partir de 2000 passou a denominar-se Troféu Vasco Clemente e a realizar-se anualmente, durante o mês de setembro.

No ano de 2004, para além da participação no habitual Campeonato Distrital do Inatel, a equipa de futebol deslocou-se à Ilha da Madeira, para realizar um jogo-convívio com a equipa da Casa do Povo de Câmara de Lobos. Em 2005, repetiu-se a atividade de intercâmbio, mas dessa vez com a visita à cidade de Braga, para um jogo com as mesmas características com a associação desportiva Sete Fontes.

Desde o seu início que este grupo desportivo é uma secção da Casa do Povo da Ereira.