Associação Filarmónica União Lapense

Siga a associação no Facebook

Associação Filarmónica União Lapense
___

Fundada em 1909 por “verdadeiros amantes da música” – José António Inácio, Maurício Clemente e António Anselmo, que compraram os instrumentos com os seus próprios meios – , a Associação Filarmónica União Lapense assume-se como um espaço de convívio, divertimento e cultura.

Na sua história, a Filarmónica passou por momentos difíceis: em 1947 um acidente de viação vitimou dois dos seus elementos, feriu quase todos os outros e destruiu ou danificou quase todos os instrumentos. Este acidente pôs a freguesia da Lapa de luto, mas alguns dos sobreviventes conseguiram erguer novamente a coletividade.

Atualmente, tem uma banda composta por mais de meia centena de elementos, dos 9 aos 80 anos de idade, e mais de 30 jovens na sua escola de música.