Associação Cultural do Rancho Folclórico de Vale da Pinta

Siga a associação no Facebook

Associação Cultural do Rancho Folclórico de Vale da Pinta
​___

Iniciou-se o primeiro Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Vale da Pinta, nas festas de 1º de maio, no Cartaxo e na feira distrital de Santarém, com uma moda que ainda hoje se dança, o “Vira de Vale da Pinta”.

O folclore Valdapintense viveu com o Grupo de Teatro e Variedades da Sociedade Euterpe de Vale da Pinta até 1960, quando esta tinha os seus grupos de teatro e variedades em atividades.

As campinas de Vale da Pinta, enriqueceram o folclore com a festa “A Adiafa das Vindimas” e nos “Cortejos das Oferendas” a favor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo e da “Festa da Uva” a favor da ordem de S. Vicente de Paulo do Cartaxo.

Os rapazes das “Sortes” cantavam e bailavam pelas ruas da freguesia, oferecendo música às jovens campinas que, na época, trabalhavam na ceifa e na faina da eira. À noite a festa finalizava com um grandioso baile, a toque de concertina e foguetes.

Pelo Natal, Entrudo, Santos Populares e Festas do Mártir Santo, São Sebastião e Senhora da Graça, rapazes e raparigas, solteiros, como não tinham outro meio de diversão, divertiam-se à sua maneiro fazendo bailaricos de roda em praça pública, à luz do candeeiro a petróleo.

Um grupo de amigos do Folclore, chefiado por Dário Vila Lopes fundou o Rancho Folclórico de Vale da Pinta e o Senhor Francisco da Costa Marques Parente cedeu uma casa para ser a sede.

Em maio de 1983, o Rancho estreou-se ao público perante o Rancho Folclórico do Cartaxo e gravou, num estúdio em Lisboa, as primeiras cassetes, que passaram a ser transmitidas na Rádio Comercial Portuguesa e no programa do Diário Rural, participando ainda nas festas deste mesmo programa.

Quando o Rancho se estreou, os trajes eram os seguintes:
  • Homens: Barrete preto, calça direita ou vincada com polaina sobre a bota e colete.
  • Mulheres: Lenço na cabeça, casaco riscado, blusa de chita, saia de flanela sem pregas, avental, pé descalço e por vezes sapato grosso.

Com o tempo, o Rancho Folclórico foi mudando os seus trajes.

Junto dos idosos da freguesia, a organização do Rancho recolheu músicas, canções e trajes, e atualmente o grupo tem uma variedade de trajes que condizem com o que se usava em Vale da Pinta nos anos de 1900 e 1920. As vestes estão relacionadas com o meio rural e com a vida agrícola. Destacam-se: O Campino, o Trabalhador do Campo, o Lavrador, o Abegão (capataz) e o Fazendeiro.

Acompanha as danças do Rancho Folclórico de Vale da Pinta, uma tocata formada por dois acordeões, uma quarta ou almude, duas castanholas de cana, dois reque-reque feitos a partir de tronco de árvores, um ferrinho e dois cantadeiros (voz masculina e voz feminina). No reportório deste Rancho destacam-se os viras, os bailaricos, o verde gaio e o fandango. Estas eram as danças que se dançavam antigamente nas festas populares e adiafas da freguesia de Vale da Pinta.