Sexta-feira | 22-03-2024

Tertúlias O Saber e o Sabor do Vinho

As pessoas que são guardiãs de conhecimento, as que sonham o futuro da vitivinicultura e as que sabem que os vinhos guardam segredos necessários à restauração de qualidade, vão ser a alma deste espaço de partilha.

Tertúlias O Saber e o Sabor do Vinho

O Saber e o Sabor do Vinho vão dar o mote a quatro conversas para levar pela tarde dentro. Sempre ao sábado, sempre às 16h00 e sempre acompanhadas por provas de vinho, as tertúlias que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou no âmbito do programa Cidade do Vinho 2024, vão decorrer no Museu Rural e do Vinho e são de entrada livre.

Programa O Saber e o Sabor do Vinho

13 abril
Com o Escanção Rodolfo Tristão
Tema da conversa - Harmonização de Vinhos e Iguarias

Rodolfo Tristão, sommelier e consultor de vinhos, com uma carreira com mais de 20 anos no mundo dos vinhos, tanto em Portugal como a nível internacional, notabilizou-se não só pelos prémios e distinções, entre os quais Sommelier do Ano 2016, pela Revista de Vinhos e Prémio Arte da Sala da Academia da Gastronomia Portuguesa, como no seu trabalho na restauração: foi diretor de vinhos do Grupo Avilez, onde permaneceu vários anos, com destaque para o Belcanto, um dos melhores restaurantes do mundo.

É docente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), formador do curso de escanções e atualmente dá aulas de Enogastronomia. Foi durante alguns anos, com muito orgulho, Presidente dos Escanções de Portugal. Chefe da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Açores, integra também o painel de provadores da Revista de Vinhos. É parceiro na empresa Martins Wine Advisor, considerada no Reino Unido a melhor ao nível de Serviço de vinhos 2019, 2020. Sendo ele ribatejano, natural dos Casais da Lagoa, Azambuja, é com gosto que tem uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo), com objetivo de potenciar os vinhos do Tejo na região e em Portugal. Autor de dois livros, “À Descoberta do Vinho”, 2010 e o último deles “Saber Beber Vinho”, lançado em 2019.

11 maio
Com o Enólogo Hernâni Magalhães
Tema de conversa – Estórias e História sobre a Vinha e o Vinho

Hernâni Magalhães, grande comunicador, surpreende o mundo dos vinhos com sua paixão, conhecimento e dedicação ao tema da vinha e do vinho, desde a História desta produção até ao papel histórico do produtor e do consumidor no mundo dos vinhos. Teve a oportunidade de explorar vinhos de diversas regiões de Portugal, adquirindo experiência técnica e humana para se tornar consultor de adegas de referência na região do Tejo. A incessante procura por conhecimento levou-o a complementar a sua formação com cursos em proteção e produção integrada da vinha, sustentabilidade, turismo, ferramentas e marketing digital, além de especializações em educação e gestão da formação. Fora do establishment e fugindo do convencional, Hernâni Canavarro Magalhães valoriza a bondade perante a ignorância, encontrando nisso uma fonte constante de enriquecimento.

15 junho
Com o Enólogo Sérgio Oliveira
Tema de conversa – Estórias sobre o Vinho do Cartaxo ao Longo dos Tempos

Sérgio Oliveira, engenheiro agrário, Ingressa na JNV - Junta Nacional do Vinho, mais tarde IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, onde se manteve até ao encerramento das delegações em todo o País. Foi o último Delegado Regional do IVV no Cartaxo. A partir de 2006 passou pelo INGA – Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola, DRAP - Direção Regional de Agricultura e Pescas e finalmente CMC – Câmara Municipal do Cartaxo, onde acompanhou o nascimento e desenvolvimento da AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, onde ainda presta algum apoio. Com toda a sua vida profissional ligado ao mundo dos vinhos, Sérgio Oliveira gosta de contar e escutar estórias sobre este universo e é um apaixonado pelos bons vinhos, tendo no seu coração um lugar especial para o vinho do Cartaxo.

21 dezembro
Com o Escanção Manuel Moreira
Tema de conversa – Novas Tendências nos Vinhos

Manuel Moreira tem mais de 20 anos de experiência como Escanção/Sommelier e empreendedor na área da restauração. Vencedor do Concurso Nacional de Escanções diversas vezes, vice-campeão do mundo em 2008 e TOP 10 no concurso “Best Sommelier of Europe” em 2008. Galardoado como “Sommelier do Ano”. Aluno do Instituto Masters of Wine desde 2013. Na atualidade, consultor de vinhos para hotéis, restaurantes, wine bar, no desenvolvimento de produtos e marcas. Educador de vinhos, redator e critico de vinhos para a Revista de Vinhos e O Escanção. Também é orador internacional sobre vinhos portugueses.

+ Informação
(+351) 243 701 257 (chamada rede fixa nacional)

Cidade do Vinho 2024 – Consulte o programa de eventos e atividades que vão decorrer no concelho do Cartaxo, ao longo do ano.