Poço de São Bartolomeu

PATRIMÓNIO EDIFICADO

​Reza a lenda que foi no Poço de São Bartolomeu, situado no centro da vila de Vale da Pinta, que D. Afonso Henriques terá saciado a sede antes da famosa Batalha de Ourique, em 1139. Quando os seus homens estavam a dar água aos seus cavalos, terão visto algo a brilhar no fundo do poço – era a imagem de São Bartolomeu, que se encontra atualmente na Igreja Matriz.

Poço de São Bartolomeu

O poço medieval, pouco profundo, é coberto por uma cúpula abobadada em pedra. No alçado virado a oeste rasga-se um vão de acesso com uma verga em arco segmentar e, à sua direita, encontra-se um pequeno nicho. Encostado a este paramento, encontra-se um bebedouro retangular em cantaria.

O Poço de São Bartolomeu está classificado como monumento de Interesse Municipal e no início de 2009 o poço e a zona envolvente foram alvo de obras de requalificação.