Igreja de São Bartolomeu

PATRIMÓNIO EDIFICADO

​A Igreja de São Bartolomeu, em Vale da Pinta, pertenceu à Ordem de Cristo. Nos anos 20 do século XVI, o templo encontrava-se em estado de ruína, tendo Luiz Gonçalves de Proença, capelão do cardeal Infante D. Afonso, tomado a decisão de construir no mesmo local uma capela e uma sacristia, com a ajuda de esmolas.

Igreja de São Bartolomeu

Em 1886, com a ajuda de um grupo de valepintenses, foi erguida uma torre sineira junto à igreja, que mais tarde foi ampliada.

A Igreja possui uma fachada de empena angular, com o teto em madeira sobre a nave, um cruzeiro e braços do transepto com abóbadas de cruzaria de ogivas e uma abóbada de berço redondo na capela-mor.

Entre os elementos de interesse histórico existentes nesta igreja, destaque ainda para as imagens quinhentistas de pedra de Santa Catarina e de São Bartolomeu, os castiçais e um crucifixo em estanho do século XVII e várias imagens do século XVIII.