Procissão em Honra do Senhor Jesus dos Passos - Cartaxo

Presume-se que a tradição da Procissão do Senhor Jesus dos Passos remonte ao século XVIII, altura em que no local onde foi erguida a Câmara Municipal existia um convento franciscano.

Procissão em Honra do Senhor Jesus dos Passos - Cartaxo

Esta cerimónia religiosa realizou-se regularmente na cidade do Cartaxo até 21 de março de 1974. Após um interregno de 34 anos, a procissão voltou a sair à rua em 2008, tendo desde então estas solenidades vindo a marcar todos os anos a época da Quaresma.

O ritual religioso compreende vários momentos. Primeiro, a imagem do Senhor Jesus dos Passos sai da capela situada na Rua Mouzinho de Albuquerque em direção à Igreja Paroquial do Cartaxo. No dia seguinte, a procissão percorre o caminho desde a Igreja Paroquial, descendo pela Rua de São Sebastião para voltar a subir a Rua Mouzinho de Albuquerque, onde a imagem de Nossa Senhora das Dores integra a procissão do Senhor Jesus dos Passos.

Ao longo de um itinerário feito pelas principais ruas da cidade são evocados os 14 passos da Paixão de Jesus Cristo, através da leitura bíblica. Cada passo é assinalado por um quadro representativo.

As imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores permanecem na Igreja Paroquial durante o período da Quaresma e só regressam à capela da Rua Mouzinho de Albuquerque na Sexta-Feira Santa.