Festa dos Fazendeiros

A Festa dos Fazendeiros surgiu pela primeira vez em 1956 e atualmente realiza-se de dois em dois anos, no Domingo de Pascoela, sendo um dos eventos mais típicos da freguesia de Pontével e do concelho do Cartaxo.

Festa dos Fazendeiros

É uma festa de cariz popular e etnográfico, na qual se apresentam tradições rurais e agrícolas, através do cortejo de viaturas e da decoração de janelas e fachadas das casas da vila.

O ponto alto da iniciativa continua a ser o desfile de carácter etnográfico, com carros e carroças que desfilam apresentando quadros da atividade agrícola e dos usos e costumes da época. Costumam marcar presença os trabalhos na vinha, a monda do trigo, a apanha da azeitona, os lagares de azeite e a adega.

Para além de mostrar ao vivo o trabalho do campo, o cortejo retrata também os principais trabalhos domésticos – cozer o pão ou lavar a roupa no rio –, bem como cenas de lazer e de divertimento: descamisada, serões, adiafa da vindima, bailes, rapazes das “sortes” (mancebos), o dia do casamento ou a ida à Feira dos Santos.

Como toda a Festa dos Fazendeiros, a exposição de janelas decoradas é uma manifestação espontânea da população, que em frente às suas casas faz reviver o passado e dá vida a velhos objetos e utensílios que faziam parte do quotidiano de outros tempos.

Embora sob a responsabilidade de uma comissão organizadora, esta festa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Pontével e da Câmara Municipal do Cartaxo, para além da colaboração das coletividades e da população.