Festa das Vindimas

Vila Chã de Ourique recebe todos os anos, após a campanha vitivinícola, a Festa das Vindimas.

Festa das Vindimas

O evento realiza-se há mais de três décadas e é uma clara homenagem às tradições rurais, em especial à cultura da vinha e à produção de vinho.

Um dos grandes pontos altos desta festa é o Cortejo das Vindimas, que sai à rua mostrando as principais tarefas rurais, através de carros alegóricos devidamente ornamentados.

Das cepas carregadas de uvas às pipas cheias de vinho, o desfile apresenta os trabalhos desenvolvidos entre a vinha e a adega – poda, enxertia, cava, cura, vindima, adiafa, pisa das uvas, entre outros.

As atividades domésticas e outros ofícios tradicionais, como o latoeiro ou o tanoeiro, integram também este desfile.

A festa dá também a provar o vinho dos produtores locais, sendo igualmente dinamizada pela música e pelo folclore.