VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / Viver / Ambiente e Espaços Verdes / Resíduos Sólidos Urbanos / Como separar o lixo no ecoponto

Como separar o lixo no ecoponto



Se não puder reutilizar o lixo, transformando-o em algo de novo útil, então há que usar o ecoponto para aí o colocar de modo a facilitar a sua recolha e reciclagem.

Há quatro tipos de contentor para o lixo - é ao seu conjunto que se chama ecoponto. Estes contentores têm cores diferentes conforme o tipo de resíduos que aí deve colocar.

 



Contentor verde 

  • deve colocar embalegens de vidro, garrafas, frascos e boiões que devem estar vazios e limpos.
  • não deve colocar espelhos, recipientes de pirex, loiças, lâmpadas ou cristais, écrans de televisores ou computadores, tampas ou rolhas, copos de vidro e outros.

 



Contentor amarelo
 

  • deve colocar pacotes de plástico e de metal, pacotes de líquidos (leite, sumo, natas, polpas), garrafas, frascos, garrafões de plástico (copos de iogurte, embalagens de manteiga; sacos de plástico, latas de bebidas), de conservas (atum, fruta em calda), embalagens em alumínio, todas as peças de esferovite ou invólucros de plástico.

 



 Contentor azul

  • deve colocar papel ou pacotes de papel e cartão limpos, jornais e revistas, cadernos, papel de escrita, embalagens de cartão, sacos de papel, papel de embrulho.
  • não deve colocar papel sujo, este não pode ser reciclado.

 

Contentor "normal" - indiferenciado

  • deve colocar artigos biodegradáveis, papéis vegetais, autocolantes, encerados, pratas, papéis sujos ou com plástico, cerâmicas, loiças, rolhas, artigos de pirex, tachos, cristais, espelhos, alguidares e outros.

 

Outros resíduos têm espaços próprios - as pilhas e baterias, os óleos usados saiba mais aqui.

 

Mas atenção - destas categorias, muitos materiais podem ser reutilizados. Usando a criatividade poderá criar peças muito interessantes que pode vender, oferecer ou usar.

 

Os restos biodegradáveis da sua cozinha podem ser usados para preparar composto biológico para alimentar o seu jardim, a sua horta ou as suas plantas em vaso.

 

Para o lixo, só mesmo o que não pode ser transformado. Poupe o ambiente e reduza despesas.