O Programa de Educação Parental surgiu na sequência dos resultados obtidos no Diagnóstico Social do Concelho do Cartaxo, elaborado no âmbito da Rede Social, que revelaram uma baixa valorização por parte dos pais no estabelecimento de regras e limites aos filhos.
O Diagnóstico Social do Concelho do Cartaxo apurou que 23% dos pais não se interessam por conhecer os amigos dos filhos, 37% dos alunos não costumam fazer atividades propostas pelos pais, 46,2% dos pais não são exigentes com os horários que impõem, 40,5% dos alunos não sofrem repreensões quando desobedecem ou quando têm mau comportamento e 59,9% não têm consequências em casa quando faltam às aulas.
Os parceiros da Rede Social foram unânimes em tomar como prioridade a intervenção junto dos pais e foi decidida a implementação do Programa Mais Família - Mais Sensata, Programa de Educação Parental baseado no programa Parenting Wisely de Don Gordon, largamente testado em vários países, com sucesso, e adaptado para Portugal pela Professora Maria Filomena Gaspar, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Este programa inovador decorreu, pela primeira vez, entre 24 de abril e 9 de julho de 2009. A Câmara Municipal financiou a formação de técnicos/ dinamizadores da sua Secção de Acção Social e Juventude para este Programa, tendo sido igualmente convidado um grupo de técnicos de instituições com competências na área da infância e juventude do concelho – CPCJ, Segurança Social - RSI, Saúde, Educação, IPSS e Associações de Pais, tendo em vista os princípios de articulação e rentabilização de recursos locais e um efeito multiplicador na implementação de ações concertadas no concelho, com a colaboração de técnicos das várias instituições.
Este Programa tem como objetivo desenvolver atividades de suporte que ajudem os pais a compreender as suas próprias necessidades – sociais e emocionais – e as dos seus filhos, melhorando a qualidade das relações parentais.
O programa é constituído por doze sessões, cada uma abordando um tema diferente, destacando a importância de princípios da parentalidade eficaz, tais como, a atenção positiva, uso de elogios - salientar o que têm de melhor os nossos filhos, dar ordens e estabelecer limites, aprender a manter a calma, resolução de problemas, resultados escolares e a questão das “más companhias”.
A metodologia utilizada baseia-se em princípios da participação ativa, discussão de temas, reflexão, dinâmicas e dramatizações em grupo, partindo da experiência dos pais.