Desde sempre, o Homem recorreu a símbolos para comunicar. Ao longo da História, muitas foram as técnicas visuais desenvolvidas para a identificação de pessoas, de famílias ou organizações.
A heráldica faz parte desse domínio, enquanto arte de criar brasões e escudos, que inicialmente surgiu para facilitar a identificação dos diferentes participantes das batalhas e torneios.
Associada às autarquias, a heráldica possui uma grande carga simbólica, comportando elementos que permitem descrever a identidade e as principais características de um território.
Brasão de Armas, Bandeira e Selo
A simbologia do Município do Cartaxo estabelece uma forte relação com a história local, mas também com a tradição agrícola, representada nos quatro cachos de uvas, que fazem alusão à riqueza vitivinícola que tanto caracteriza o concelho do Cartaxo.
Brasão
Escudo de ouro, com uma rosa vermelha ao centro, acompanhada por duas quinas de Portugal antigo, passando entre a rosa e as quinas duas hastes de videira em negro.
Os esmaltes dos quatro cachos de uvas são de prata e de púrpura e são representativos da riqueza local.
A rosa no centro simboliza a existência e a ação da Rainha Santa Isabel, enquanto as quinas antigas referem-se ao Rei D. Dinis, o Lavrador.
O esmalte vermelho da rosa significa em heráldica vitória, energia, força e vida. O negro das hastes da videira simboliza a terra e significa firmeza e honestidade. O verde do folhado significa esperança e fé. A prata dos cachos significa humildade e riqueza, enquanto a púrpura dos outros dois cachos significa opulência e abundância.
Selo
Circular, contém ao centro as peças de armas sem indicação dos esmaltes e em volta, passando entre a rosa e as quinas, duas hastes de videira em negro.
fonte: Livro “O Concelho do Cartaxo – O Vinho, a Terra e o Tejo”
O Logotipo do Município
Em 2008, o município criou um logotipo no qual quis manter a ligação ao seu brasão, recriando-o e construindo uma identidade gráfica mais moderna e versátil, que pudesse representar as suas diferentes áreas de atuação.
