
|
ANA LUÍSA VILELA
Ana Luisa Vilela é professora de Literatura Portuguesa na Universidade de Évora. Membro integrado do CLP da Universidade de Coimbra, colaboradora do CEL e do CIDEHUS (Universidade de Évora). Integra as equipas dos projetos da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e do Dicionário das Personagens da Ficção Portuguesa. Investiga sobretudo nas áreas dos estudos queirosianos e da literatura portuguesa contemporânea. Nestas áreas, tem publicado, editado e orientado vários livros, ensaios, artigos científicos, teses, dissertações e artigos de divulgação científica, assim como colaborado em cursos na Fundação Eça de Queirós, a cujo Conselho Cultural pertence.
|

|
DANIELA CAMPINO
Daniela Sofia Inglês Campino Vintém é licenciada em Comunicação Social, com especialização em Marketing e Publicidade pelo ISCSP. É Planeadora de Meios numa agência em Lisboa. Começou no teatro através da Casa do Povo de Pontével, em 2000, com a peça “O Gato” e, desde aí, a sua ligação ao teatro tem sido permanente. Desde 2016 que assumiu a coordenação do grupo Kaspiadas - Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével, como vice-presidente.
|

|
FILIPE RATO
António Filipe Rato é professor do ensino básico no Agrupamento D. Sancho I, Pontével, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Estudos do Património pela Universidade Aberta, com dissertação dedicada à biografia e memória pública de Marcelino Mesquita. Participa no associativismo cultural pontevelense (teatro, música coral, divulgação do património local).
|

|
FREDERICO CORADO
Frederico Corado é realizador, encenador, autor, tradutor, cenógrafo e programador. Em 2012 fundou no Cartaxo a Área de Serviço, através da qual tem vindo a desenvolver trabalho cultural e artístico regular. Realizou mais de duas dezenas de filmes, premiados em vários festivais nacionais e internacionais e encenou mais de 30 espetáculos em várias salas do país. Dirigiu os festivais de cinema FICAP e Área de Contenção e, desde 2007, o site “Guia dos Teatros”. Realizou diversos documentários dedicados a personalidades do mundo do espetáculo, estando agora a realizar um documentário sobre Marcelino Mesquita.
|

|
JOSÉ MANUEL RODRIGUES
José Manuel Vieira Rodrigues licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa. É professor do Quadro do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, exercendo atualmente as funções de professor bibliotecário na Escola Secundária do Cartaxo. Frequentou o Conservatório Nacional e concluiu uma pós-graduação de Educação Artística na Escola Superior de Educação de Lisboa. É professor voluntário da disciplina de Teatro na Universidade Sénior do Cartaxo e participou em diversos eventos de divulgação de poesia.
|

|
MARIA MANUEL SIMÃO
Maria Manuel de Sousa Simão tem o Curso Geral de Pintura da Escola de Belas Artes do Porto e Curso de Estudos Superiores Especializados em Comunicação Educacional Multimédia da Escola Superior de Educação de Santarém.
Desde 2007 tem-se dedicado à investigação da História do Cartaxo. Tem quatro livros publicados: “Mestre Cid e a Escola do seu tempo – Cartaxo 1890-1929”, “Cem Anos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Cartaxo – Um Percurso”. “Instantâneos” e “Nas trincheiras da Flandres Os Cartaxenses do Corpo Expedicionário Português 1917-1919”.
|

|
MARIO JÚLIO REIS
Mário Júlio Reis é professor do 1º Ciclo, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Pontével. Recebeu a medalha de mérito municipal por relevantes serviços associativos. É ator de teatro dos grupos amadores «Teatro Amador Combate», «Kaspiadas» e «Área de Serviço». Encenou uma adaptação original da peça «Um episódio da guerra», traduzida por Marcelino Mesquita, com o grupo Kaspiadas. |

|
MIGUEL LEAL
Miguel Leal é investigador integrado do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Doutor e Mestre em História da Arte Contemporânea (UNL) e Licenciado em História (UNL). É pós-graduado no Ramo de Formação Educacional em História (UNL) e no Curso de Estudos Europeus – Dominante Jurídica pela Universidade Católica Portuguesa. Tem participado em variados congressos e colóquios da especialidade e possui vários artigos publicados em livros de actas e obras colectivas. Pertence ao Instituto Português de Heráldica. Fez parte da Comissão Municipal Marcelino Mesquita, que comemorou os 150 anos do nascimento do escritor natural do Cartaxo. |

|
PEDRO GAURIM FERNANDES
Pedro Luís Gaurim Fernandes, licenciado e mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduado em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Lisboa, onde desenvolve o doutoramento. É bibliotecário/conservador da Academia Nacional de Belas Artes. No âmbito das comemorações, começou a estudar a Biblioteca da família Mesquita, núcleo fundador da Biblioteca Municipal do Cartaxo.
|

|
PEDRO MENDONÇA Pedro Mendonça trabalhou no Teatro da Trindade, no Teatro Nacional D. Maria II, foi diretor artístico do Centro Cultural do Cartaxo, fez assessoria de imprensa ao Ministro da Cultura do XIV Governo e coordenou a comunicação da Fundação INATEL onde também trabalhou em turismo. Atualmente coordena a área da Cultura INATEL no Distrito de Santarém.
|

|
VITOR SANTOS
Vítor Manuel Madeira dos Santos é professor do segundo ciclo do Ensino Básico e Mestre em Criações Literárias Contemporâneas (Literatura Portuguesa). Fez dissertação de mestrado intitulada: “Na oficina do dramaturgo: edição crítica de uma obra inédita de Marcelino Mesquita”.
|