VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Ano Letivo 2022-2023

Ano Letivo 2022-2023

Câmara Municipal e agrupamentos deram as boas-vindas à comunidade educativa em ambiente de festa.


O Auditório Municipal da Quinta das Pratas recebeu, no dia 13 de setembro, a comunidade educativa, numa cerimónia que assinalou o início do ano letivo 2022/2023.
Durante a cerimónia foram entregues Diplomas e Medalhas aos profissionais – docentes e não docentes – que completam 25 anos de carreira ao serviço do ensino no concelho do Cartaxo.
O Coro do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, a Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo e a Tuna da Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique, atuaram, proporcionando três momentos musicais muito aplaudidos pelos presentes.
David Sousa, presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Emocional, esteve presente na Receção, não só para apresentar a APIE, mas também para oferecer uma sessão informal, divertida e muito relevante, que mostrou como a inteligência emocional é determinante no exercício de funções educativas.


 Dora Cristina da Costa Simões Batista e João Ferreira Heitor - Presidente da Câmara Municipal
 Fernanda Maria Fernandes da Silva Ferreira e Pedro Reis - Vice-presidente da Câmara Municipal
 Filomena Maria Ramos Pereira Nicolau Barradas e Maria João Oliveira - Vereadora da Câmara Municipal
 Gentil de Sousa Pena Duarte e Maria de Fátima Vinagre - Vereadora da Câmara Municipal
 Sofia Moreira em representação de Graça Maria Cordeiro e José Augusto Jesus - Secretário da Assembleia Municipal
 Helena Maria Brazão Fialho e Jorge Tavares - Diretor do Agrupamento Marcelino Mesquita
 Isabel Maria Fernandes Gonçalves Vital e Sofia Moreira - Subdiretora do Agrupamento D. Sancho I
 Jorge Tavares e António Pinto - Subdiretor do Agrupamento Marcelino Mesquita
 Maria João Mila Gorgulho e Carla Neutel - Direção do Agrupamento D. Sancho I
 Maria José Gameiro Costa Hilaco e Ana Carreira - Representante da Associação de Pais do Agrupamento D. Sancho I
 Paula Alexandra Santos Silva Cunha e Ângela Cravo - Representante da Associação de Pais do Agrupamento Marcelino Mesquita
 Paula Cristina Rodrigues da Costa Martins e Maria de Fátima Vinagre - Vereadora da Câmara Municipal
 Rui Albano Duarte e Maria João Oliveira - Vereadora da Câmara Municipal
 Sandra Cristina Martins Gaspar e Pedro Reis - Vice-presidente da Câmara Municipal
 Ana Isabel Cunha Figueiras Pedro​ e João Ferreira Heitor - Presidente da Câmara Municipal
​​
  
A Receção à Comunidade Educativa é um evento anual, organizado pela Câmara Municipal do Cartaxo em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, que reúne o corpo docente e não docente dos agrupamentos de escolas, pais e encarregados de educação, entidades e responsáveis autárquicos, numa cerimónia que dá as boas-vindas ao novo ano letivo.

Na cerimónia deste ano intervieram o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, a vereadora da Câmara Municipal do Cartaxo e responsável pelo pelouro da Educação, Maria de Fátima Vinagre, o primeiro secretário da Assembleia Municipal do Cartaxo, José Augusto Jesus, o Diretor do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, Jorge Tavares e a subdiretora do Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, Sofia Moreira.

João Ferreira Heitor deu as boas-vindas aos profissionais, assim como, aos pais e encarregados de educação, a partir das palavras “Compromisso, Valorização, Responsabilidade, Exemplo, Consistência e Foco”, destacando o Compromisso da Câmara Municipal para cumprir a sua responsabilidade institucional e as suas competências próprias. “Compromisso com os alunos e com toda a restante comunidade educativa, Valorização que deve ser dada a todos os que entregam o seu esforço à missão de educar os nossos jovens, sendo que todos os profissionais da educação devem ser os primeiros a valorizar a sua dedicação e a ter orgulho no seu trabalho, Responsabilidade porque esta é uma missão com enorme impacto na construção dos nossos jovens, que serão os adultos do futuro, Exemplo porque os alunos terão sempre como referências os seus formadores e Consistência e Foco porque é preciso garantir que estes valores estarão sempre presentes em todo o caminho e intervenção nesta missão”, afirmou o autarca.

O autarca destacou ainda o contributo dos profissionais de ensino, docentes e não docentes, que a Câmara Municipal distinguiu com medalhas e diplomas de mérito pelos 25 anos de carreira dedicada ao ensino no concelho.

A abertura da cerimónia foi da responsabilidade de José Augusto Jesus, primeiro secretário da Assembleia Municipal, que interveio em representação do presidente daquele órgão municipal. Para o autarca, “a educação não se resume à escola”, mas as alterações sociais e o ambiente profissional cada vez mais exigente com o qual os pais se confrontam, “entrega, muitas vezes, esse papel à escola”, considera ser ainda mais importante, assumir “esta, como uma missão de todos”.

O início das obras na Escola Secundária e o “o que representam para o futuro do ensino no concelho”, foi também referido por José Augusto Jesus, que se congratulou pelo reconhecimento da Câmara Municipal do Cartaxo aos profissionais de ensino “pelo desempenho nas suas qualidades de educadores”, referindo-se à distinção por 25 anos de carreira o concelho. 

A vereadora Maria de Fátima Vinagre, responsável pelo pelouro da educação na Câmara Municipal do Cartaxo, deu as boas-vindas a toda a comunidade, destacando o trabalho que a autarquia, os agrupamentos de escolas, os professores e os profissionais não docentes, assim como, os pais e encarregados de educação, perante um ano letivo que apresentou novos desafios a toda a comunidade, referindo o início das obras na Escola Secundária do Cartaxo e as alterações que implicou para que as aulas de todos pudessem iniciar-se em segurança e com tranquilidade. 

A vereadora referiu ainda as obras que a Câmara Municipal assumiu em diversos estabelecimentos de ensino, com a requalificação de dezenas de salas de aula e de apoio, melhorando as condições de instalações sanitárias e refeitórios, com a aquisição de novo mobiliário e novos equipamentos para responder a necessidades prementes, assim como, a abertura de novas salas de ensino pré-escolar público, no concelho. 

Para a autarca, toda a comunidade se empenhou no início do ano letivo, com destaque para o trabalho de professores, técnicos da Câmara Municipal e assistentes operacionais, “que souberam trabalhar em equipa, com sentido de missão”, em nome das crianças e dos jovens.

Em representação do Agrupamentos de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e D. Sancho I de Pontével, estiveram o diretor Jorge Tavares e a subdiretora Sofia Moreira, respetivamente. 

Sofia Moreira deixou a sua admiração aos profissionais com 25 anos de carreira, “pelo esforço, dedicação e persistência. Por serem capazes de ultrapassar os desafios que todos os anos as escolas e os agrupamentos têm de enfrentar”. Destacou também, a relevância de “todos estarmos a remar para o mesmo lado. Somos todos importantíssimos no trajeto dos nossos alunos”, afirmou, desejando que juntos “possamos criar uma escola mais humana. Que nos centremos na individualidade de cada um”. 

Jorge Tavares destacou a importância das obras na Escola Secundária do Cartaxo, pela importância para o futuro da educação no concelho, mas também destacou obras e recuperação de espaços letivos noutros estabelecimentos, como o campo de jogos na EB Marcelino Mesquita, ou a recuperação de salas e balneários na EB José Tagarro, a par da abertura da terceira sala de ensino pré-escolar, na EB José Tagarro. 

O diretor do agrupamento lembrou os bons resultados obtidos pelos alunos no acesso ao ensino superior, “voltámos a ter uma taxa de entrada acima da média nacional”, afirmou. Os novos projetos do agrupamento, como o ensino articulado de música, foram também referidos por Jorge Tavares que considera que “mais importante que os resultados, é ter um agrupamento que enriqueça os seus alunos, que os transforme em cidadãos mais tolerantes, que os faz sentir amigos das pessoas e da natureza”.

 A Câmara Municipal do Cartaxo distinguiu os profissionais com 25 anos de carreira no concelho
Durante a cerimónia foram entregues Diplomas e Medalhas aos profissionais - docentes e não docentes - que completam 25 anos de carreira ao serviço do ensino no concelho do Cartaxo:
 
Dora Cristina da Costa Simões Batista
Fernanda Maria Fernandes da Silva Ferreira
Filomena Maria Ramos Pereira Nicolau Barradas
Gentil de Sousa Pena Duarte
Graça Maria Batista Silva Cordeiro
Helena Maria Brazão Fialho
Isabel Maria Fernandes Gonçalves Vital
Liliana Margarida Damião dos Santos Ferreira
Maria João Mila Gorgulho
Maria José Gameiro Costa Hilaco
Paula Alexandra Santos Silva Cunha
Paula Cristina Rodrigues da Costa Martins
Rui Albano Duarte
Sandra Cristina Martins Gaspar
Ana Isabel Cunha Figueiras Pedro​
​​