VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Resíduos sólidos urbanos

Resíduos sólidos urbanos

Recomendações para acondicionamento no âmbito das medidas preventivas de contágio por coronavírus (COVID-19).

No âmbito das medidas preventivas de contágio por coronavírus (COVID-19), a Câmara Municipal do Cartaxo apela aos munícipes para terem alguns cuidados essenciais ao depositarem resíduos quer nos contentores de lixo indiferenciado, quer nos ecopontos.

As recomendações têm por objetivo a defesa quer da população, quer dos trabalhadores que fazem a recolha do lixo e dos quais a comunidade depende mais do que nunca.

Lixos indiferenciados
O lixo deve ser colocado em sacos resistentes e bem atados e colocado nos contentores.
A tampa dos contentores nunca deve ser deixada aberta. Nunca deve colocar sacos no chão junto aos contentores.

Resíduos recicláveis
Nunca devem ser deixados materiais no chão, junto aos ecopontos — se os ecopontos estiverem cheios deve aguardar que voltem a ter espaço

Resíduos contaminados
Os resíduos provenientes de habitações onde se encontram pessoas contaminadas, ou sob suspeita de contaminação, devem ser sempre colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, estes sacos só devem ser cheios a 2/3 e, depois de bem atados, devem ser colocados dentro de um segundo saco.

As máscaras e luvas não são material reciclável – devem ser fechadas em sacos e colocadas sempre no contentor do lixo indiferenciado.

Sempre que se depositar lixo nos contentores, deve-se lavar as mãos muito bem, ao regressar a casa. Para maior segurança, devem-se limpar as maçanetas das portas e outras superfícies nas quais se tenha tocado.