VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Espaço aberto à comunidade

Espaço aberto à comunidade

O Fórum das Famílias que decorreu até junho para os grupos de Parentalidade Positiva e Consciente abre-se agora a toda a comunidade de pais e encarregados de educação de crianças e jovens até aos 18 anos.

Partilhar preocupações e encontrar estratégias para lidar com as alterações a que a pandemia da doença Covid-19 obrigou, são os objetivos das sessões online que decorrem sob orientação da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Cartaxo.

Fórum das Famílias decorre no âmbito do PIICIE LT - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo e é uma iniciativa da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Cartaxo (EMIC).

As sessões abertas a todos os pais e encarregados de educação de crianças e jovens até aos 18 anos, residentes no concelho do Cartaxo, tiveram início no dia 1 de julho e decorrem na plataforma Teams, todas as quartas-feiras, das 21h00 às 22h00.

A pandemia da doença Covid-19 impôs aos jovens novos desafios de relacionamento quer em contexto familiar, quer escolar. Encerramento de estabelecimentos de ensino, confinamento nas suas residências, distanciamento de colegas e professores. Mais tarde, reabertura de aulas com enormes condicionamentos, incertezas sobre o seu futuro e evolução do plano de estudos, dúvidas sobre o regresso a aulas presenciais no próximo ano letivo – tudo isto a par da necessidade de adaptação muito rápida a novas rotinas por parte de todos os membros família.

As incerteza e mudanças a que as crianças e jovens tiveram de responder em muito pouco tempo trouxeram aos pais e encarregados de educação enormes desafios – quer para integrarem a nova realidade no seu dia-dia, quer para serem o apoio de que as crianças e jovens precisaram e continuam a precisar, a par de lidarem com a sua própria incerteza, as mudanças no local de trabalho ou as alterações à sua própria vivência social.

Tendo como base os métodos da Parentalidade Positiva, a EMIC propõe a iniciativa Fórum das Famílias como um espaço de partilha e procura conjunta de respostas para gerir uma situação que é extraordinária e que não tem limite temporário à vista.

Entre os temas que estarão abertos a debate no Fórum, destaca-se a criação de estratégias para lidar com a nova realidade criada pela pandemia da doença Covid-19 – stress, emoções, novas rotinas, regras e limites, ansiedade das crianças e jovens, segurança online ou gestão dos conflitos em situação de confinamento.

A participação nas sessões é gratuita e pode ser feita de modo anónimo, para mais informações os interessados(as) devem contactar a EMIC que dará toda a informação sobre a participação na plataforma online.

Objetivos da iniciativa – Fórum das Famílias
  • Potenciar o bem-estar emocional das famílias de crianças e jovens residentes no Município do Cartaxo e prevenir a exaustão psicológica parental;
  • Contribuir para um clima familiar positivo, favorável à aprendizagem e ao sucesso escolar;
  • Proporcionar o sentimento de que as dificuldades são comuns a todas as famílias e que existem dicas para lidar com elas;
  • Promover a melhoria da qualidade relacional das famílias.

Contacto EMIC
emic@cm-cartaxo.pt
Telemóvel

Siga a Câmara Municipal do Cartaxo no Facebook, no Instagram e Youtube.