VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Comércio e Serviços Essenciais

Comércio e Serviços Essenciais

No âmbito das medidas preventivas de contágio por coronavírus (COVID-19), a Câmara Municipal do Cartaxo apela aos munícipes para terem alguns cuidados essenciais nas deslocações a comércio e serviços, para aquisição de bens essenciais.

Na página de Facebook da Câmara Municipal, estão publicados contactos e horários de estabelecimentos comerciais – incluindo os que praticam horários diferenciados para trabalhadores essenciais –, com indicação daqueles que aceitam encomendas ou têm disponível entrega ao domicílio. Encontra também informação sobre restaurantes e pastelarias com serviço de takeaway e entrega ao domicílio.

Caso não tenha conta Facebook, consulte aqui:

Cartaxo

Recomendações preventivas para compras em estabelecimentos comerciais

Faça compras o mais perto possível da sua residência.

Prepare uma lista dos bens que necessita para demorar o menos tempo possível no estabelecimento.

Sempre que puder, encomende antes.

Leve o seu próprio saco.

Toque apenas nos produtos que vai comprar.

Mantenha distanciamento social dos outros clientes e dos trabalhadores do estabelecimento – pelo menos 1,5 m. Lembre-se que ir às compras não é um momento para socializar – é um momento que implica risco de contágio.

De preferência, pague com cartão multibanco. Evite pagamentos em dinheiro.

Se puder tenha sempre consigo lenços embebidos em desinfetante, ou toalhitas, use-os para abrir portas, limpar as pegas do carrinho de compras ou a pega da porta do seu carro no regresso a casa.

É muito importante que, usando máscara ou não, nunca toque na cara, nos olhos, no nariz antes de lavar as mãos.
Compre apenas o que necessita, não só deixa produtos disponíveis para os outros, como são menos volumes e embalagens que traz para dentro da sua casa.

Seja amável, com os outros clientes e com os trabalhadores do estabelecimento – lembre-se que o trabalho que estão a fazer é essencial à nossa comunidade.

No regresso a casa, limpe as maçanetas das portas e não toque em qualquer superfície antes de lavar as mãos.

Se usou luvas na rua, descarte-as para o lixo - não toque na parte exterior e NUNCA as deixe no espaço público.

Lave muito bem as mãos antes de qualquer atividade em casa, mesmo que tenha usado luvas.

Descarte as embalagens dos produtos e volte a lavar as mãos.

Os alimentos frescos que vão ser cozinhados não necessitam de maiores cuidados, mas os que consumir frescos devem ser lavados com um produto desinfetante para vegetais e frutas.

Tenha em mente que estas são apenas ações preventivas, não impedem o contágio.
Siga sempre as indicações das autoridades de saúde.

​​​​​