VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Feira de Todos os Santos

Feira de Todos os Santos

A Feira saiu à rua numa ação da Câmara Municipal do Cartaxo e do Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio Local

Vinhos, folclore e caspiadas foram os convidados de destaque numa manhã que levou a Feira de Todos os Santos às ruas do centro da cidade, numa ação da Câmara Municipal do Cartaxo e do Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio Local.

O Cartaxo teve uma manhã diferente no passado sábado, dia 26 de outubro, com a atividade promovida pelo Município e pelo Grupo de Trabalho para a Promoção do Comércio Local, que antecipou a Feira de Todos os Santos nas ruas do centro da cidade.

As ruas Dr. Manuel Gomes da Silva, Serpa Pinto e Batalhoz surpreenderam os seus visitantes com provas de vinhos de excelência produzidos nas terras do Cartaxo, mostra de folclore, deliciosas caspiadas de Pontével, frutos secos, fruta da época, pipocas e algodão doce.

Os Ranchos Folclóricos de Vale da Pinta e da Lapa percorreram as ruas, com pequenas paragens para mostrar os trajes, os cantares, as cores e as danças típicas do Ribatejo, convidando quem assistia a partilhar alguns desses momentos.

Ao longo dos trajetos percorridos pelos dois Ranchos era possível encontrar diversas bancas, recheadas com aquilo que de melhor se produz no Cartaxo e que se pode encontrar no comércio tradicional, para partilhar com todos os visitantes.

O evento terminou já próximo da Câmara Municipal, local em que se cruzaram os dois Ranchos Folclóricos, para uma moda partilhada com o público e para uma pequena mostra de fandango, muito aplaudida.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, destacou a iniciativa e a participação de todos os que ali marcaram também presença: “cabe a todos nós manter vivo o comércio tradicional. Ver hoje estas ruas assim, cheias de gente, a participar, a comprar, a provar aquilo que de melhor se faz no Cartaxo, é um sinal de que o nosso comércio está vivo, que se recomenda, e que ações deste tipo são sempre bem-vindas e bem acolhidas por todos”.

Esta festa nas ruas com vinhos, folclore, bons petiscos e muita gente é, nas palavras, do presidente da Câmara Municipal, “um bom presságio para a Feira de Todos os Santos, que será, por certo, uma continuação de todas as coisas boas que hoje aqui tivemos e muito mais”.

Por ocasião do dia 1 de novembro, a cidade do Cartaxo recebe a Feira de Todos os Santos, uma das mais antigas feiras tradicionais do país. De 31 de outubro a 3 de novembro é mesmo verdade que “Todos os Santos vão ao Cartaxo” – vá você também.

Saiba mais aqui