VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Gala do Desporto

Gala do Desporto

A Câmara Municipal do Cartaxo homenageou os atletas do concelho que se destacaram na época desportiva 2021/2022, com a entrega de Diplomas de Mérito Desportivo.

• A Gala do Desporto abriu com uma demonstração da Escola de Karaté Paula Matias, que transformou, por momentos, a Praça 15 de Dezembro no dojo onde jovens karatecas mostraram um pouco do seu treino, com destaque para sua a preparação física.

• Para João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, “o Desporto é um laboratório da vida. Não estamos apenas a formar campeões, estamos a formar pessoas. Estamos a formar caráter e a promover valores que fazem falta, todos os dias, na nossa vida e na nossa comunidade”, e promover estes valores, é um dos objetivos da Gala do Desporto.

​​
​​
 
A Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício-sede do Município, foi o palco escolhido pela Câmara Municipal para a Gala do Desporto do Cartaxo que, no dia 23 de setembro, homenageou atletas, de diversas modalidades, que se destacaram na época desportiva 2021/2022. 

A Gala contou com centenas de pessoas, pais e amigos, treinadores, dirigentes associativos e população – que aplaudiram os atletas homenageados.  Os diplomas foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, João Ferreira Heitor, pelo o vice-presidente da autarquia, Pedro Ferreira Reis, pela vereadora Maria João Oliveira, responsável pelo pelouro do Desporto, pela vereadora Maria de Fátima Vinagre, pelo vereador Fernando Amorim e por Paulo Neves, presidente da Assembleia Municipal. A apoiar os atletas estiveram ainda, presidentes e autarcas das juntas de freguesia.

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, salientou o trabalho árduo que é necessário para se atingir resultados desportivos de excelência, “esta noite é dos atletas, dos dirigentes e dos treinadores. Esta noite é uma celebração do desporto e dos seus protagonistas. É com muito orgulho que aqui estou convosco hoje, é com orgulho que vejo o Desporto a ser celebrado desta forma”, afirmou.

A Gala do Desporto – que a Câmara Municipal organizou pela primeira vez – marcou o início da Semana Europeia do Desporto no concelho, “promover o Desporto é promover hábitos de vida mais saudáveis, que contribuem para uma comunidade mais forte, mais preparada, mais dinâmica e até mais próspera”, defendeu o autarca.

A atribuição de Diplomas de Méritos aos atletas que se distinguiram pelos seus resultados, é uma forma de premiar os melhores, mas também de reforçar “uma das mensagens que o Desporto nos dá”, apesar de alguns terem características que lhes dão maior probabilidade de ter sucesso em determinada modalidade, “muitas vezes, quem ganha não são aqueles que tinham o maior dom. Quem ganha são aqueles que mais trabalham, que mais se esforçam e que, por isso, fazem um caminho mais completo”, lembrou João Heitor.

O autarca congratulou-se com a vitalidade de clubes e associações desportivas do concelho, destacando o esforço e a consistência do trabalho de dirigentes e treinadores, apoiados pelas famílias, sem os quais, considera, o sucesso dos atletas não seria possível. 

Para o presidente da Câmara Municipal, a homenagem a atletas que obtiveram resultados de excelência em clubes fora do concelho, mas que iniciaram a sua formação no concelho, honra todos os que se dedicam à prática desportiva, “são um orgulho e uma referência para a nossa comunidade”, afirmou.

Maria João Oliveira, vereadora da Câmara Municipal,  responsável pelo pelouro do Desporto, abriu a Gala e deu as boas-vindas a todas as famílias, dirigentes desportivos e treinadores dos homenageados da noite.

A autarca explicou que a primeira edição da Gala do Desporto contou com o contributo de clubes e associações, que indicaram os atletas que se distinguiram pelos resultados obtidos. Em 2023, a Câmara Municipal vai alargar a homenagem a “treinadores e clubes”, assim como, vai criar um regulamento que institui formalmente a Gala do Desporto, com “critérios de atribuição de Diplomas de Mérito Desportivo ou outras formas de reconhecimento”, afirmou.

A vereadora destacou a importância dos dirigentes desportivos, que “não têm tarefa fácil, que todos os dias tiram do seu tempo e das suas famílias para manter vivas associações”, assim como, dos pais que “acompanham os seus filhos em treinos, jogos e ainda participam em atividades dos clubes”. 


Homenagem pelos resultados obtidos foi extensiva a atletas que representam clubes a nível nacional
Os atletas que receberam o Diploma de Mérito Desportivo, foram indicados pelos clubes e associações do concelho, como aqueles que, em sua representação, se distinguiram pelos resultados obtidos na época desportiva – Ateneu Artístico Cartaxense, Casa do Povo de Pontével, Associação Escola de Atletismo Correr + do Cartaxo, Associação “O Trilho dos Cágados”.

Foram também homenageados atletas que iniciaram a sua formação em clubes ou escolas do concelho – Escola de Karaté Paula Matias, Clube de Natação do Cartaxo, Clube de Atletismo Rui Silva, Casa do Povo de Pontével, Escola Secundária do Cartaxo na área de desporto escolar e Casais Lagartos Bike Team – e que pelos resultados obtidos e potencial desportivo, integram clubes de nível nacional, nos quais continuam a obter resultados de excelência.

A Gala do Desporto foi apresentada pelo jovem Tomás Formiga e contou com a presença de Vasco Mota e de Patrícia Frazão, Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, recentemente eleitos, que tiveram na Gala, a sua primeira participação em eventos do Município.



ATLETAS DE CLUBES E ASSOCIAÇÕES DO CONCELHO

Ateneu Artístico Cartaxense
Tumbling:
Francisco de Sousa Simão Rodrigues Vice-Campeão Europeu por equipas em Itália; apuramento para o Campeonato do Mundo na Bulgária; 3.º Lugar Campeonato do Mundo - Coimbra Gym Fest e o 2.º Lugar Scalabis CUP.
Núria Jesus Sardinha 1.º lugar individual e o 1.º lugar por equipas no Campeonato Nacional.
Carmo Teresa Pinto Ferreira da Silva 2.º lugar individual e o 1.º lugar por equipas no Campeonato Nacional.
Maria Isabel de Sousa Simão Teixeira Alves. 1.º lugar por equipas no Campeonato Nacional.
Mariana Almeida Gonçalves 2.º lugar individual e o 1.º lugar por equipas no Campeonato Nacional.
Francisca Pereira Firmino Faia 1.º lugar por equipas no Campeonato Nacional.
Maria Eduarda Oliveira Parente 1.º lugar por equipas no Campeonato Nacional.
Maria Silva Nogueira 3.º lugar no Campeonato Nacional.
Marta Pereira Lino 1.º lugar no Campeonato Nacional.
Treinadoras Ana Guimarães e Edite Silva.

Trampolim:
Tomás Martins Mamisashvili Campeão Nacional trampolim Individual e trampolim sincronizado.
José João Geada Miranda Campeão Nacional trampolim por Equipas.
Pedro Calvário Vieira Lourenço Campeão Nacional trampolim por Equipas.
Rodrigo Pastilha Ramos Campeão Nacional trampolim por Equipas.
Leonor Ramos Trindade Vice-Campeã Nacional trampolim- Juvenis Base
Matilde de Oliveira Jesus. Vice-Campeã Nacional trampolim - Juvenis Base
Martim Miguel Duarte Botelho 3.º Lugar Nacional trampolim sincronizado – Seniores.
Pedro Esteves de Oliveira Caro Quintiliano 3.º Lugar Campeonato Nacional trampolim equipas -Infantis.
Francisco Maria Correira Freire Gameiro 3.º Lugar Campeonato Nacional trampolim equipas – Infantis.
Manuel Luís Correia Freire Gameiro 3.º Lugar Campeonato Nacional trampolim equipas – Infantis.
Martim da Silva Bernardo 3.º Lugar Campeonato Nacional trampolim equipas -Infantis.
Filipa Blanco Gaspar Garrido 3.º Lugar Campeonato Nacional trampolim equipas - Júnior Base.
Bárbara Tomás Florindo 3.º Lugar Campeonato Nacional trampolim equipas - Júnior Base.
Matilde Maria Santos Pinto 3.º Lugar Campeonato Nacional trampolim equipas - Júnior Base.
Treinadores Filipe Costa e Andreia Jesus

Ballet:
Francisco José Inês Gonçalves, pelo trabalho conjunto com a sua professora de Ballet, Márcia Gil, que o levou a ingressar na Escola de Dança do Conservatório Nacional.

Tiro com Arco: 
Manuel Paulino Campos Lobo Vice-Campeão Nacional de Sala – Cadete.
Gabriel Duarte Monteiro Campeão Nacional de Campo - Infantil Robin.
Laura Janeiro Rodrigues Vice-Campeã Nacional de Sala - Infantil Flecha.
Gustavo Luís Violante Vaz Pinto Vice-Campeão Nacional de Campo.
Ângelo Filipe Ferreira Campos Lobo, João Manuel Cardoso Rodrigues e Emanuel Gaspar Serrazina, na equipa sénior, Vice-campeões de Sala.
Treinador Paulo Santos

Ténis:
Rafael Eduardo Vaz Crespo Vencedor Circuito Future Stars 2022 - Escalão Vermelho.
Martim Maria Trigo Dias Vencedor Circuito Future Stars 2022 - Escalão Laranja.
Guilherme Martins Varela Vencedor Circuito Future Stars 2022 - Escalão Verde.
Nuno Prates Duarte Vencedor Circuito Future Stars 2022 - Escalão Amarelo.
Maria Prates Duarte Vencedor Circuito Future Stars 2022 - Escalão Amarelo.
Treinador Fábio Pereira 



Casa do Povo de Pontével:
Rafael Barros 3.º Classificado Sub23 Distrital Lançamento do Dardo; 4.º classificado Sub23 Nacional Lançamento do Dardo.
Maria Inês Barros 1.ª classificada Iniciada Distrital Lançamento do Peso; 1.ª classificada Iniciada Distrital Lançamento do Martelo.
Inês Joanico. 3.ª classificada sénior Distrital Salto em Comprimento.
Mariana Severino. 3.ª classificada sub23 Distrital Lançamento do Disco.



Associação Escola de Atletismo Correr Mais do Cartaxo
Margarida Xavier Patrício Campeã Nacional de Juniores 60 metros barreiras, Vice-campeã Nacional 60 metros barreiras, 100 metros barreiras e salto em altura.
Simão Pedro da Costa Alexandre Campeão Nacional Salto em Comprimento sub-20 e sénior; Campeão Distrital sub-20 de 60 metros pista coberta; sub-20 – 100 metros ar livre; sub-20 - salto em comprimento; Sub-20 – 200 metros ar livre.
Matilde Sofia Pimenta Gomes Martins, Campeã Distrital Salto em altura (Infantil) na modalidade de atletismo.
Sara Isabel de Almeida Fernandes, Campeã Distrital Lançamento do Dardo Infantil) na modalidade de lançamento do dardo.
Teresa Boal Rocha Roma Duarte, Campeã Distrital 250 metros (Iniciada) na modalidade de atletismo.
Thalliny Gabriella Hipólito Rodrigues, Campeã Distrital Lançamento do Dardo (Iniciada).
António Salvador Pinha Gomes de Figueiredo, Campeão Distrital Quadruplo Salto (Iniciado).
Rafael Correia Rebelo, Campeão Distrital e Medalhado Nacional (Iniciado) na modalidade de lançamento do martelo.
João Campos Lima, Campeão Distrital e Medalhado Nacional (Juvenil) na modalidade de Lançamento do peso em pista coberta. 
Miguel Valada Oliveira, Campeão Distrital e Medalhado Nacional (Juvenil), Salto em comprimento e triplo salto pista coberta.
Filipa Isabel Rodrigues Afonso, Campeã Distrital e Medalhada Nacional (Júnior), lançamento peso, lançamento do dardo em pista coberta (Seniores).
Teresa dos Santos Torres Abade, Campeã Distrital e Medalhada Nacional (Júnior), salto em comprimento em pista coberta, 60 metros pista coberta (Seniores), salto em comprimento em pista coberta e 100 metros.
Luiz António Santos Silva, Campeão Distrital e Medalhado Nacional - salto em comprimento e triplo salto (Júnior).
Paulo Jorge Piedade Pereira, Campeão Distrital e Medalhado Nacional, 400 metros barreiras (Juniores).
Ana Sofia Amorim Alves, Campeã Distrital e Medalhada Nacional, 200 metros e 100 metros (Seniores).
Pedro Miguel Oliveira Reis Moura, Campeão Distrital e Medalhado Nacional, 60 metros pista coberta e 200 metros (Seniores).
Treinadores Pedro Barbosa e Pedro Moura. Nelson Dantas e Nuno Abade.



Associação “O Trilho dos Cágados”:
Miguel António Vicente Ribeiro vice-campeão Master40 Circuito Nacional Ultra Trail - ATRP; Campeão Master40 Circuito Nacional Trail - ATRP; 2.º Master40 Trail Running - CTR Trail Longo (Regional); Estrela Açor 180 km (Nacional) - 2.º lugar Master40.
Anabela Vale dos Santos 1.º lugar Feminina master50; Trail Running - CTR Trail Longo (Regional) e 1.º lugar Feminina master50 no Circuito Nacional Trail - ATRP (Nacional).
Daniel Lindo Filipe Martins 3.º lugar Master sénior Trail Running - CTR Trail Longo (Campeonato Regional).
Francisco Manuel Romualdo Monteiro 2.º Master 45 Trail Running - CTR Trail Curto (Campeonato Regional).



ATLETAS DE CLUBES NACIONAIS QUE INICIARAM O SEU PERCURSO DESPORTIVO EM CLUBES DO CONCELHO
Gabriel Matias Paula com formação na Escola de Karaté Paula Matias. Vários títulos alcançados ao longo de 16 anos. É vice-campeão europeu universitário e vai representar a seleção nacional na taça Mundial de Desportos de Combate.
Maria Rita Arsénio com formação na Escola de Karaté Paula Matias, representa o CRP de Campolide. 3º Lugar no Nacional de -55kg.
Carolina Arsénio com formação na Escola de Karaté Paula Matias, representa o CRP de Campolide. 3º Lugar no Nacional de -61kg
João Fernandes com formação no Ateneu Artístico Cartaxense onde alcançou excelentes marcas na modalidade de tumbling, mais tarde muda de modalidade e dedica-se ao rugby, modalidade que o leva a atravessar o atlântico. É Vice-campeão de Rugby Universitário Americano e Campeão de Voleibol Universitário Americano.
Rafaela Cananó Miranda de Sousa Silva com formação no Clube de Natação do Cartaxo. É atleta de triatlo no Sport Lisboa e Benfica. É Campeã Nacional de Juniores.
Patricia Alexandra Cabral da Silva com formação no Clube de Atletismo Rui Silva, é atleta do Grupo Desportivo do Estreito. É Campeã Nacional de Seniores 800m pista coberta e pista ar livre. Medalha de bronze nos campeonatos ibero-americanos e quarta classificada nos Jogos do Mediterrâneo. É treinada por Susana Silva.
Sofia Leal Duarte, com formação no Clube de Atletismo Rui Silva, é atleta do Grupo Desportivo do Estreito.  Segunda classificada nos 200m e terceira nos 100m, nos campeonatos de Portugal ao ar livre. É treinada por Pedro Barbosa.
Miguel Cavaleiro Mascarenhas, com formação no Clube de Atletismo Rui Silva. Representa o Grupo Desportivo do Estreito, alcançou o 3º Lugar no Campeonato Nacional de Clubes na modalidade de Atletismo. Miguel é treinado por Rui Silva.
Pedro Miguel Vicente Carvalho, com formação no Clube de Atletismo Rui Silva, representa o Sporting Clube de Portugal, é Vice-Campeão Nacional Sub23 por Clubes na modalidade de Atletismo. É treinado por Susana Silva. 
Duarte Santos Fernandes com formação na Casa do Povo de Pontével, representa o Sporting Clube de Portugal, é Campeão Nacional de Sub23 e Vice-Campeão Nacional por Clubes na modalidade de Atletismo. É treinado por Mário Silva. 
Matilde Neto Ribeiro iniciou a formação e percurso desportivo na Escola Secundária do Cartaxo. É atleta da Federação Portuguesa de Orientação. É Vice-campeã Nacional em Orientação, sprint, distância média, escalão Damas Elite; 3.º lugar Campeonato Nacional de Distância Média em Orientação Pedestre; Campeã Nacional Sprint em Orientação Pedestre em seniores femininos; 2ª Classificada Campeonato Nacional Absoluto em Orientação Pedestre; Vice-Campeã Nacional Equipas em Sprint Relay em Orientação Pedestre juniores; 3.º lugar Taça dos Países Latinos, Damas Elite.
Raquel Santos Magoito iniciou a prática de BTT na equipa dos Casais Lagartos Bike Team. Atleta do Clube BTT Seia e do Clube de Ciclismo Azeitonense, é Campeã Nacional Master40 Feminina (Campeonato Nacional XCM) Campeã Master40 Feminina na Taça Portugal XCM, campeã Master40 Feminina no Campeonato Nacional de Estrada, Vice-campeã Master40 Feminina no Campeonato Nacional ContrarRelógio e campeã no Campeonato Nacional Rampa em Master40 Femininas.
Bernardo Boal com formação no Clube Natação do Cartaxo. Representa o Alhandra Sporting Clube. É vice-campeão na Taça de Portugal de Juniores de Triatlo.



​​​