VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Cartaxo presente na BTL

Cartaxo presente na BTL

O Cartaxo vai estar presente naquela que é considerada a maior mostra de turismo do mundo, e é referência de qualidade para a indústria do turismo nacional e internacional.

O stand do Município na BTL vai pôr o foco no Enoturismo – oferta turística do concelho e XXXI Festa do Vinho vão ser os protagonistas desta aposta.
Novo produto turístico que alia alojamento e restauração à oferta de experiências diferenciadoras a viver no território, ligadas ao campo e ao rio – com o vinho, a gastronomia, o cavalo e a riqueza da paisagem natural a ganharem destaque –, vai ser lançado na BTL.

De 13 a 17 de março, o stand do Município na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) vai dar a conhecer a oferta turística do concelho, com foco no Enoturismo, enquanto agregador da oferta dos diferentes agentes turísticos do concelho.

A presença na BTL, foi escolhida como o momento para lançar um produto que resulta do trabalho estratégico que o Município tem vindo a desenvolver em parceria com os agentes turísticos que operam no concelho.

O novo produto de oferta turística integrada, coloca o foco nas características rurais e vitivinícolas do concelho, no Rio Tejo e na enorme riqueza em património cultural e imaterial, mas também natural, fatores que, aliados à proximidade a Lisboa e à oferta dos operadores no território, com produtos de grande qualidade, permitem oferecer experiências únicas ao visitante.

Promover as visitas de curta duração que integrem alojamento, restauração e experiências a viver no território, é o principal objetivo do primeiro produto turístico criado em parceria com os agentes e empresários do setor, a operar no concelho.

Na BTL vão ser apresentadas as duas primeiras ofertas deste produto – Sabores Ribatejanos e Escapadinhas no Cartaxo. Ambas oferecem ao visitante a experiência de viver o campo, com o cavalo e o vinho em destaque, o rio Tejo, com os desportos náuticos e atividades de aventura na natureza, e a gastronomia inspirada na tradição local e nos produtos endógenos do território, sempre em harmonização perfeita com os vinhos de excelência das casas agrícolas e produtores do concelho.

Escapadinhas no Cartaxo e Sabores Ribatejanos, são ofertas para visitas de curta duração, sempre para duas pessoas, e ambas oferecem aos visitantes a possibilidade de desfrutar de experiências únicas no coração da lezíria ribatejana, a um curtíssimo passo de Lisboa.

Para uma escapadinha de dois dias ou uma visita a incluir num percurso mais alargado na região, Escapadinhas no Cartaxo, integra uma noite de alojamento, uma refeição e a possibilidade de escolher entre duas experiências dos programas disponíveis. Para saborear o Ribatejo durante um dia – conhecer a sua gastronomia, viver uma experiência única e desfrutar dos seus vinhos premiados internacionalmente –, Sabores Ribatejanos oferece aos visitantes a possibilidade de escolher uma das experiências dos programas disponíveis e um almoço ou jantar, num dos restaurantes incluídos no pacote de oferta.

Os programas de experiências disponíveis são – Cavalo e Campo, que prevê batismo equestre e visita a coudelarias; Rio Tejo, com a possibilidade de efetuar passeio de barco, canoagem e atividades de mota de água, Atividades de Outdoor com atividades de aventura; e Vinhos, com uma visita guiada ao Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo e provas de vinhos na Adega Cooperativa do Cartaxo. Tudo para levar para casa memórias genuínas da Lezíria Ribatejana.

Para lançar as duas primeiras ofertas de um produto turístico que assume querer ganhar espaço junto dos 4,5 milhões de turistas que visitam Lisboa anualmente – oferecendo o campo, o rio, os vinhos e as tradições ribatejanas mais genuínas, a menos de uma hora de Lisboa –, o Município vai oferecer cinco vouchers para o programa Escapadinhas no Cartaxo e três vouchers para o programa Sabores Ribatejanos, a sortear junto dos profissionais da BTL e dos visitantes.

Todos os vouchers contemplam a oferta de uma carteira pela Casa das Peles do Cartaxo.

A XXXI Festa do Vinho do Cartaxo, que decorrerá de 30 de abril a 5 de maio,
vai estar também no centro das atenções.

Em 2019, a Festa do Vinho vai seguir a canção imortalizada por Amália Rodrigues e mostrar porque – Numa casa portuguesa fica bem Pão e Vinho sobre a mesa, – tudo porque terá como convidado especial, um produto intrinsecamente ligado à tradição gastronómica nacional e que se confunde com a história e a cultura do próprio país – o Pão.

Como boa anfitriã, a XXXI Festa do Vinho vai levar o seu convidado especial à BTL. Neste caso, será apresentado sob a forma de Caspiada, bolo que nasce do engenho e da arte das mulheres de Pontével, que elevaram o pão à categoria de doce regional. Para mostrar este processo, o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Pontével, vai à BTL os alguidares de barro, a farinha e os segredos guardados há gerações. No dia 17 de março, domingo, às 18h00, milhares de visitantes de todo o mundo poderão ver como se chega do Pão à Caspiada. Poderão provar e levar para casa um produto tradicional e único, de que Pontével detém a marca registada.

Mas porque sem vinho não há festa que se faça, enquanto se amassam as Caspiadas, os vinhos do Cartaxo vão estar à prova – Vinhos Lambéria’s, Vinhos Rui Franco e Adega Cooperativa do Cartaxo, vão dar a provar a excelência dos néctares nascidos nas terras concelho, enquanto a Petisqueira Copo 3 e a Taberna do Gaio, propõem a degustação Sabores do Vinho e do Pão. É caso para dizer que o Cartaxo vai à BTL pôr a mesa à portuguesa – vai mesmo haver pão e vinho sobre a mesa que ostenta, orgulhosamente, a marca Cartaxo, Capital do Vinho.

De 13 a 17 de março, presença no Pavilhão 1 – Espaço da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, Stand 5

Dia 17 de março - doimgo - 18H00
Zona de Apresentações