VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Jovens regressam ao Cartaxo para instalar projeto empresarial

Jovens regressam ao Cartaxo para instalar projeto empresarial

Presidente da Câmara visitou empresa do ramo alimentar que criará cinco postos de trabalho diretos até final de 2019 e quer ter nos fornecedores locais os seus principais parceiros de produção.

Em fase final de instalação, a Rara, Lda. vai iniciar laboração em março, e tem como atividade principal a fabricação de massas alimentícias frescas de elevada qualidade.
Para além do fabrico de produtos diferenciados, a Rara quer penetrar em novos mercados internacionais, ganhar espaço de mercado no canal HORECA, que abrange os estabelecimentos de hotelaria, restauração e cafetaria.
A empresa já realizou mais de 280 mil euros de investimento de um total previsto de 350 mil euros e nos próximos três a quatro anos prevê aumentar para dez, os postos de trabalho diretos – quatro deles para trabalhadores de formação superior.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo visitou, no dia 18 de janeiro, a empresa Rara, Lda., que está em fase final de instalação na cidade do Cartaxo. O autarca foi recebido por um dos sócios da empresa, Alexandre Ramos, jovem que regressou ao Cartaxo – onde residiu desde os treze anos e até ingressar no ensino superior –, para desenvolver o projeto ao lado de Carola Ragusa.

A importância do projeto empresarial que “alia à criação de postos de trabalho diretos e indiretos no concelho, a reabilitação de espaço urbano”, ganha especial relevância para o autarca “por ser desenvolvido por dois jovens, que residiram no concelho do Cartaxo, saíram para estudar e ganhar experiência profissional e agora regressam ao concelho para instalar um projeto empresarial que envolve o fabrico de produtos de elevado valor acrescentado”.

Alexandre Ramos destacou entre as principais razões para escolher o Cartaxo para sede da Rara, o facto de o concelho “estar integrado na Região Alentejo, para efeitos de fundos comunitários, o que nos permitiu candidatar o projeto ao Portugal 2020, assegurando financiamento essencial à concretização da empresa”, a par da “possibilidade de nos instalarmos num espaço de que já éramos proprietários, reabilitando-o e dando-lhe uma vida nova”.

A centralidade do Cartaxo em relação a todo o território nacional, as vias de acesso para transporte rodoviário e ferroviário, a par da “proximidade a Lisboa, que enquanto mercado de consumo e enquanto plataforma de internacionalização, é essencial para o desenvolvimento e crescimento da empresa”, foram as principais razões que levaram Alexandre Ramos e Carola Ragusa, a escolher o Cartaxo para a instalação da Rara.

Com início de produção previsto para março deste ano, a empresa já executou cerca de 280 mil euros do investimento total previsto, que é de 350 mil euros. A Rara já criou três dos dez postos de trabalho diretos que quer criar nos próximos três a quatro anos, e prevê chegar ao fim de 2019, com mais dois postos de trabalho ocupados.

Jovens regressam ao Cartaxo para desenvolver projeto empresarial
Alexandre Ramos tem 35 anos e habilitações académicas de mestre em engenharia civil. Com experiência profissional como consultor técnico em equipamentos industriais. O seu envolvimento no projeto estará focado essencialmente nos processos com vista a obter as melhores capacidades produtivas da empresa com vista à máxima eficiência. Para maior sucesso do projeto e conhecimento do sector, frequentou formações e estágios relacionados com a produção de massa fresca em ambiente industrial e artesanal em Roma, Itália.

Carola Ragusa é italiana, tem 37 anos, reside em Portugal há 18 anos, detém licenciatura em educação e atualmente é professora do 1º ciclo no Liceu Francês Charles Lepierre. Tem também formação em filosofia, alimentação, medicina macrobiótica e curso de permacultura, além de experiência em restauração como proprietária e responsável de gestão e cozinha. As principais funções de Carola no projeto estão relacionadas com a seleção das matérias-primas, criação de receitas e elaboração/experimentação do produto final, dado que as suas habilitações e experiências são relevantes para estes procedimentos. É também de salientar que a experiência dos seus familiares no fabrico de massa fresca é um importante contributo para o projeto, bem como a sua experiência profissional – a jovem empresária já trabalhou na Europa, África e América do Sul, estando familiarizada com culturas e costumes que enriquecem o seu conhecimento e possibilitam o fabrico de produtos diferenciadores e adequados às necessidades dos diversos segmentos de mercado.