VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Atividades de Apoio à Família

Atividades de Apoio à Família

Câmara Municipal estabelece protocolo com associação de pais e agrupamentos escolares.

O protocolo assinado com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I e com os agrupamentos escolares, visa dar continuidade ao programa de Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar, e inclui atividades desportivas, musicais e de promoção de alimentação saudável.
Crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais ou outros, não têm a possibilidade de acompanhar os seus educandos, no período de prolongamento de horário no caso da educação pré-escolar, são os principais destinatários do programa.
Pedro Magalhães Ribeiro afirma-se “grato à Associação de Pais pela parceria que construímos”, bem como aos docentes pela “sua dedicação e competência no trabalho que desenvolvem nos jardins de infância públicos, nomeadamente, em Vila Chã Ourique, Vale da Pinta, Pontével, Lapa e Vale da Pedra”.

Município do Cartaxo, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, assinaram o protocolo que estabelece as responsabilidades e as ações de cada parceiro, para a realização das Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo que, no dia 4 de outubro, recebeu Ana Belchior, presidente da associação de pais e os dois diretores dos agrupamentos – os professores Luís Bruno Lourenço e Jorge Tavares –, destacou o empenho “de todos os parceiros, na concretização de um conjunto de atividades que, mais do que uma competência municipal, são um serviço público prestado às famílias”.

Para o presidente da Câmara e responsável pela área de Educação e Juventude, “o conjunto de responsabilidades partilhadas com o município que a comunidade educativa tem assumido, tem permitido dar respostas integradas a necessidades concretas das crianças e das suas famílias”. O protocolo agora estabelecido com os três parceiros “é testemunho de que a associação de esforços contribui para melhores resultados comuns”.

O autarca destaca o trabalho efetuado no ano passado por “pais e encarregados de educação, diretores de agrupamento, educadores e professores, que nos jardins de infância acompanharam os nossos técnicos da área de Educação e Juventude, concebendo projetos de elevado valor social e pedagógico”.

O presidente da Câmara afirma que o prolongamento de horário nos jardins de infância é, por vezes, “o único apoio que algumas famílias têm, enquanto trabalham. Este deve ser um tempo que permita às crianças brincar, mas também desenvolver competências e adquirir conhecimentos que facilitem a sua integração nos níveis de escolaridade seguintes”, sendo este um dos objetivos da parceria.

Entre as atividades a desenvolver, “haverá espaço para a atividade física e para a promoção de hábitos de alimentação saudável”. O presidente da Câmara explicou ainda que a autarquia tem especial preocupação com problemas relacionados com a obesidade infantil, pelo que “ter a possibilidade de contar com uma nutricionista do município”, que apoia e fiscaliza as refeições escolares e que “desenvolve iniciativas concretas, como o MiniChef, programa que promove a alimentação saudável junto das nossas crianças de um modo divertido, mas pedagógico, tem sido uma mais valia para a área de Educação e Juventude do município”.