VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Cartaxo em Aviso Vermelho

Cartaxo em Aviso Vermelho

Santarém é um dos treze distritos que o IPMA colocou sob Aviso Vermelho.

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DA AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL - CLIQUE AQUI

Furacão Leslie encaminha-se para o território continental, depois de passar perto da madeira durante a manhã de hoje, dia 13 de outubro.
Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro já convocou o Gabinete de Proteção Civil do Município, assim como os Bombeiros Municipais do Cartaxo, para uma reunião de trabalho no quartel da corporação. A reunião tem início marcado para as 17h30 e contará com a presença de presidentes de junta e representantes da autarquia.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou treze distritos do país em Aviso Vermelho, entre os quais Santarém. Segundo o IPMA, é esperado um aumento muito significativo do vento a partir das 21h00/22h00 de hoje, com rajadas de vento acima dos 130 km/hora, condições que prevê se mantenham até amanhã.

Conforme aviso emitido, há a probabilidade de 65% de rajadas iguais ou superiores a 130 km/h, probabilidade de 40% de rajadas maiores ou iguais a 145 km/h e probabilidade de 10% de rajadas maiores ou iguais a 180/190 km.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu recomendações e conselhos para o período antes e durante a passagem do furacão que chegará atingirá Portugal como depressão pós-tropical –  entre eles a limpeza de algerozes, fixar objetos que possam estar soltos, como chapas, não deixar os animais ao relento noturno e, assim que o tempo o exija, descer completamente estores e cerrar portadas.

Especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos e árvores, garantir que os sistemas de escoamento das águas pluviais estão desobstruídos e retirar objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, são outras das recomendações a ter em conta, para além de permanecer em casa sempre que não seja imperativo circular nas ruas e rodovias.