VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Presidente convocou reunião de emergência

Presidente convocou reunião de emergência

Leslie põe distrito de Santarém em Aviso Vermelho. Proteção Civil Municipal reuniu técnicos e autarcas em briefing de acompanhamento do Aviso Vermelho do IPMA.

A reunião de emergência que o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo convocou para a tarde de hoje, dia 13 de outubro, serviu para fazer “o balanço dos meios disponíveis para apoio a pessoas e à proteção dos seus bens e atualizou informação do IPMA e ANPC”.
Pedro Magalhães Ribeiro acompanhou os trabalhos via Skipe, a partir de Paris, onde se encontra em representação da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da Recevin.
O autarca destacou a importância de “coordenação de meios e alertas, entre todas as forças de segurança, proteção civil, bombeiros e autarcas”, porque as “previsões apontam para uma situação crítica a partir das 21h00 de hoje, podendo prolongar-se até ao fim do dia de amanhã”.
IPMA atualizou os alertas indicando – Aviso Vermelho das 21.00 às 03.00, com ventos forte ou muito fortes; Aviso Laranja a partir das 03.00, com chuva e passagem a Aviso Amarelo, 03.00 até às 09.00. A ANPC prevê manter o Alerta Laranja até às 20h00 de amanhã, dia 14 de outubro.
Para além das indicações já dadas, a Proteção Civil destaca a importância de medidas preventivas quer em espaço público, quer em residências e espaços privados – mobiliário urbano em esplanadas, toldos ou qualquer equipamento amovível, deve ser retirado.
Como resposta à situação critica prevista para as próximas horas, Câmara Municipal tem mobilizados 5  elementos do SMPC, 39 elementos, incluindo o Comando, dos Bombeiros Municipais, dos quais 26 elementos estão em regime de disponibilidade, assim como, uma equipa operacional da DAOEM e respetivo equipamento – como motosserras e motobombas; as juntas de freguesia mantêm os seus meios próprios em alerta para intervenções que possam vir a ser necessárias.

Contactos em caso de urgência:
961 719 330​

Na sequência do Aviso vermelho do IPMA para o distrito de Santarém, o Serviço Municipal de Proteção Civil, (SMPC) serviços técnicos municipais e Bombeiros Municipais reuniram hoje ao fim da tarde, no quartel da corporação, para fazer o balanço das ações já desenvolvidas e atualizar a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), para o distrito e, em especial, para o concelho do Cartaxo.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Amorim, e acompanhada via Skype por Pedro Magalhães Ribeiro. Presentes, estiveram os vereadores Pedro Nobre e Elvira Tristão, o presidente da Assembleia Municipal, Augusto Parreira, o coordenador e os técnicos do SMPC, os trabalhadores da Divisão de Ambiente, Obras e Equipamentos Municipais (DAOEM), assim como, os presidentes de junta de freguesia – “essenciais no acompanhamento da situação em todo o território do Município”.

Fernando Amorim informou que a situação tem vindo a ser seguida com “a maior atenção. No briefing semanal de proteção civil, foram identificados os pontos críticos no concelho e as limpezas necessárias foram efetuadas desde terça-feira passada”.

O vice-presidente alertou para a necessidade de “cada um de nós, enquanto cidadãos, enquanto técnicos e enquanto responsáveis políticos, estarmos completamente disponíveis nas próximas horas para podermos intervir com a máxima eficácia e do modo mais célere possível, mas de modo coordenado, no apoio à população”.

​​​​​​​​