VOCÊ ESTÁ AQUI: INÍCIO / informação / Notícias / Concursos de Vinho na Produção

Concursos de Vinho na Produção

O XIX Concurso de Vinhos do Tejo e o XXXIV Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo – O Melhor Vinho na Produção - Colheita de 2017 decorreram no início de abril.

 
 
Os concursos são organizados pela Câmara Municipal do Cartaxo que vai divulgar os resultados no dia 27 de abril, numa cerimónia que antecede a abertura da Festa do Vinho & Chocolate.
Em 2018, o concurso voltou a crescer quer em vinhos, quer em produtores – 56 produtores apresentaram 113 vinhos a concurso.


​​

O Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebeu, nos dias 4 e 5 de abril, enólogos e especialistas que provaram 54 vinhos tintos, 42 vinhos brancos e 17 vinhos rosé, para dois concursos que vão premiar o Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e do Tejo.

As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues como presidente do júri e este contou com mais onze provadores – Carlos Sardinha, Pedro Gil, Helena Mira, Verónica Pereira, Francisco Cruz Ferreira, Alice Simões, Rita Conim, Gisela Machado, Carmen Santos, Maria Vicente e Maria Lucinda Abrantes.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que tem sede no concelho, “a crescente presença de produtores nos dois concursos, assim como, a qualidade dos vinhos que apresentam, demonstram a importância do concurso", explicando que em 2018 "voltámos a ultrapassar o número de vinhos apresentados” –24 produtores do concelho e 32 fora do concelho, entregaram 113 amostras.

Sérgio Oliveira, técnico municipal da área de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo e enólogo, um dos responsáveis pela organização dos concursos, assegurou que “a qualidade dos vinhos apresentados voltou a marcar as amostras que recebemos". Para o enólogo, esta é uma oportunidade para as casas agrícolas testarem "os seus vinhos, apresentando-os a um júri de competência reconhecida e exigente".

As sessões de prova contaram com a participação de alunos da Escola Profissional do Vale do Tejo – Nuno Raimundo e Leandro Branco –, que estiveram acompanhados pelo professor José Pereirinha.

As provas contaram ainda com o apoio de Eduardo Abade, responsável pelo sistema informático de classificação dos vinhos e dos técnicos da área de Informática do município. A logística necessária para os dois dias de provas, ficou a cargo dos trabalhadores do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

A cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos, terá lugar no âmbito da Festa do Vinho & do Chocolate, que decorre de 27 de abril a 1 de maio no Pavilhão Municipal de Exposições. Este ano, para além da entrega de prémios, vai ainda ser possível provar os vinhos vencedores nas várias categorias – no que vai ser a primeira prova de vinhos da Festa.

​​​